18 de ago. de 2014

Cilindros: como estão dispostos?

Uma das coisas que definem a personalidade de uma motocicleta é seu motor. Não só a cilindrada, mas sim a sua configuração. Os motores de moto geralmente tem de 1 à 6 cilindros e em alguns casos raríssimos mais que isso.

Vida Simples - O mundo Mono.

Os monocilíndricos são os caras simples. Menos partes móveis, engenharia simples. Robustez. Facilidade de manutenção. Esses são os predicados dos mono. Como nem tudo são flores, os mono são os motores mais "vibrantes", pois são os que mais transmitem vibração ao piloto.
Disposição:
Os monocilíndricos podem ser dispostos na vertical (um pouco inclinados na maioria das vezes) ou na horizontal. Deitando o cilindro, a vibração transmitida ao piloto diminui um bocado.

Mono Vertical
Mono Horizontal



Em pares - Orgulho de ser Bi.

Aqui as coisas já mudam muito. o mundo dos bicilindricos vão desde os comportados 2 em linha, até os grandes "V2" americanos ou os exaltados italianos em "L" que são na verdade motores em V à 90 graus. á também os clássicos Boxers, com seus cilindros opostos e cheios de tradição e personalidade.
V2 Harley Davidson
"L2" da Ducati
Boxer BMW
V2 Transversal - Moto Guzzi

Pode até parecer um mono, mas tem 2 cilindros aí.

1 é pouco, 2 é bom 3 vai ser demais!
Os tricilindricos tentam trazer as vantagens de serem quase tão estreitos quanto os V2, mas com a linearidade dos motores em linha. São motores fantásticos e esportivamente falando ficam no meio termo entre os V2 e os 4 em lina.


É tetraaaa! É tetraaaa!!
Os tetracilindricos tem sua legião de admiradores. São o clássico pra quem quer suavidade e esportividade. Os 4 cilindros em linha trabalhando em conjunto e contrabalanceando-se tornam esse o motor mais bem desenvolvido do universo da motocicleta. V4 - o V2 bombado: Só digo uma coisa - V-MAX.
Classico 4 em linha
V-4 da Bruta Yamaha V-max

O Hexa
6 canecos numa moto? É grande, é pesado.. então precisa ter sim uma certa estrutura pra levar tudo isso. Hoje em dia, em produção, que eu saiba só a GoldWing usa esse esse tipo de motor.

Bônus: v-8taço!
Coisa de americano doido: colocar o V8 do corvette numa moto! a Boss Hoss faz isso e olha no que deu:

Loucura - Kawasaki 48 cilindros!!
Já pensou equalizar a mistura pra 48 cilindros???

Mesmo que seja com meio cilindro, o importante é ir Di Motoca!!

14 de ago. de 2014

Impermeabilização - Grande Lance pra quem é Di Motoca!

Pensa naquele dia chuvoso. Ou pior, pensa naquela chuva repentina, que te pega desprevenido, naquele dia sem capa de chuva e te molha até as meias e cuecas, ou ainda o motorista gente fina que ao passar por uma poça d'água te deixa "daquele jeito". Não seria legal que sua própria roupa comum fosse capaz de te manter seco? Agora a tecnologia possibilita isso!

Bancando o Sofá:
Existem produtos no mercado que prometem impermeabilização de sofás e estofados que podem ser aplicados em suas roupas que darem uma bela força pra te salvar numa situação dessas descrita acima. Mesmo que eles não impermeabilizem 100% impedem que a água penetre com tanta facilidade.


Agora essa coisa ficou séria!
Usando tecnologia avançada, uma nova safra de produtos chegou ao mercado (nem sei se já tem aqui no Brasil, se alguém souber, nos avise!) prometendo um nível de impermeabilização que parece coisa de ficção científica! Olha aí:


Porque parar na Roupa?
mas fora a impermeabilização de roupas, esse conceito de tecido impermeabilizado pode ser aplicado em outras maneiras até mais criativas. Já imaginou se o banco da sua moto fosse fofo como sua poltrona favorita? Bancos em Tecidos como o Veludo ou outro material suave ao toque pode ser uma nova tendencia e abre inclusive opções de design diferentes na moto. Só botar a cachola pra funcionar!


Seco ou molhado, vamos em frente, e Di Motoca Sempre!!!

13 de ago. de 2014

Habilitação - O Circuito do terror



Bom pessoal, pra quem está começando, um dos primeiros desafios sobre uma moto é conseguir a CNH. Abaixo um pequeno vídeo, que mostra o percurso necessário pra habilitação de moto:


O que percebemos?
1- Isso não te prepara pra andar na rua.
2- Você não pode engatar a 2ª marcha.
3- Isso não te prepara pra andar na rua.
4- Pra fazer a curva "quadrada", abra bem o traçado antes de entrar na curva.
5- Isso não te prepara pra andar na rua.
6- No slalom não exagere no traçado, senão fica difícil contornar o próximo cone.
7- Isso não te prepara pra andar na rua.
8- Viseira sempre fechada.
9- Isso não te prepara pra andar na rua.
10- Na "rampa" é mais importante começar bem, assim você termina bem.
11- E finalmente..  Isso não te prepara pra andar na rua!