25 de fev. de 2018

Di Motoca no Encontro do Fusca Clube de Atibaia

O Encontro era de fuscas, mas chegamos trovejando nas motocas pra babar nos lindos VW e outras raridades que estavam no Balneário municipal de Atibaia. O encontro acontece todo 4º domingo do mês!

Confere aí as fotos com a gente!















23 de fev. de 2018

Ilha Comprida - Rolê Di Motoca!

E aí pessoal, beleza?

Hoje a gente vai falar sobre um dos lugares mais show de bola pra dar rolê de moto: Ilha Comprida-SP!


Mas aí você me pergunta: "Porque lá é tão legal, Coscobeu?"

Segura minha cerveja e olha esse vídeo:


E eu vou te listar os motivos:


1- Natureza: 
Se você assim como eu curte a natureza, você vai estar em contato com uma paisagem de tirar o fôlego. São mais de 70km de praia com plantas, animais e tudo mais que se tem direito!



2- Povo Bacana:
O pessoal de lá vive basicamente do turismo, e todo lugar que eu fui, me trataram muito bem. Do policial até a galera da birita na praia.


3- Preço:
Na ilha apesar de termos toda a infra pra curtir um lazer os preços são mais maneiros que em outras praias. Pra se hospedar tem diversas pousadinhas simples e campings, caso você queira armar a barraca (sem trocadilho, ou com trocadilho, dependendo da sua companhia).



4- Clima:
Aqui é mais subjetivo, vou falar da impressão que eu tive: Eu acho o clima da ilha mais ameno e menos forno de pão do capeta do que as outras praias do litoral sul. Não que não faça calor, pelo contrário, mas tem uma brisa do mar que deixa muito mais gostosa a experiência. Também tem toda a proximidade da vegetação da mata atlântica e as águas mais frias que vem do sul, deixando tudo mais fresquinho.
05- Cultura
A prefeitura investe em entretenimento, então sempre tem uns festivais com shows acontecendo gratuitamente na praia, vale à pena consultar pela internet antes de ir.


Dicas:


01- Abasteça na Régis Bittencourt:
Pra quem vai pela Régis, é importante abastecer antes de pegar o acesso pra Iguape, pois não tem nenhum lugar pra abastecer até chegar na cidade, e dependendo da sua autonomia, você pode ficar na mão.

02- Bananas!
Dê uma de Minion, e ao pegar a estrada pra Iguape, pare nas diversas barracas na beira da estrada pra comer bananas. Ajuda à evitar cãibras, e é gostoso e barato.

03- Locais pra comer:
No centro da Ilha comprida tem diversos restaurantes com preços legais. Recomendo o Bar do Adauto, na estrada sentido a ponta sul da Ilha, onde além de degustar um camarão, dá pra curtir as vários pássaros que vão lá servir-se de frutas.
Na praia, tem os drinks da Sandra Dorbello, que te deixam bem alegrão, e também o milho verde do Reinaldo pra ajudar à rebater o "árcool".





Como Chegar:


E você, já foi Lá? Quer ir? Diz pra gente aí nos comentários!

25 de nov. de 2015

Di Noite, Di Motoca - Pilotagem noturna

Faaaaala pessoal, beleza?

Eu sei, depois de um longe tempo estamos de volta, e hoje crianças, o tema é: Pilotagem noturna.

Meu principal conselho sobre pilotagem noturna no meio de uma viagem é: "Evite". Você já rodou o dia todo, o corpo tá cansado, e por incrível que pareça, é sim possivel pegar no sono em cima de uma moto. Mas se não tiver outro jeito, ou pra deslocamento diário, seguem algumas dicas do tio Coscobeu.

1- Farol em ordem
Sei que é ridículo e óbvio falar disso, mas faróis precisam de regulagem e a gente esquece disso. Conferir estado das lâmpadas e do refletor interno também é importante.

2- Distância do foco de luz
Falando em regulagem do farol: quando for regular, lembre-se de deixar o foco de luz à uma certa distância, já que você precisa ver o buraco e ter um tempo de reação pra desviar antes de chegar nele. Outra coisa: se costuma andar com garupa, lembre se que a regulagem do farol muda com passageiro.

3- Na Faixa
As vezes mesmo com as luzes da moto em ordem é complicado se situar principalmente quando a estrada é um caminho que você desconhece. No caso, utilize as faixas pintadas no asfalto como guia, assim dá pra saber melhor o traçado da pista.

4- Farois Auxiliares.
Essa é uma escolha que vai influenciar na estética da sua moto e depende muito do estilo da sua moto, mas se puder usar, use. Não precisa ser de longo alcance, ás vezes faróis auxiliares servem pra iluminar áreas próximas da moto ou pras laterais, onde os faróis da moto não cobrem. Também não precisa deixar a moto parecendo um disco voador.

5- Ritmo noturno.
E a coisa mais óbvia: Vai devagar, caramba! Sua visibilidade está reduzida, então reduza também a velocidade. Vai curtindo o arzinho noturno, sem pressa, de boa. Você não é o batman, e não tá perseguindo o coringa.


6- Seja Visto
Jaqueta com reflexivos, lanterna traseira em ordem, "olho de gato" na moto ajudam que os outros te vejam e não passem por cima de você. isso sempre estraga o rolê.. é chato.

Basicamente é isso pessoal, cautela, canja de galinha e dinheiro no bolso não faz mal à ninguém.

De dia ou de noite, a gente tá aí, e "Di Motoca" sempre!

10 de set. de 2014

26 de ago. de 2014

Freios - Uma Parada Importante

Então.. você tá todo pimpão, sua moto anda pra caramba, faz curva como um mestre ninja mas.. ela freia? Freios são "uma parada" bem importante!

Antigamente, os freios da moto eram simples, à tambor em ambas as rodas (em algumas "pé de boi" ainda são) e bem ineficientes. Aí os freios à disco se popularizaram e hoje em dia ao menos na dianteira está presente na grande maioria das motos que rodam no nosso país. Até aí, sem novidade: se for tambor, conferir as lonas regularmente, caso de disco, lembrar de olhar pastilhas, conferir o fluido de freio e o próprio disco.
Freio à tambor.. tudum, tsss
Tambor na frente? tinha também.


Aí, algum sabichão decidiu que a eletrônica podia ser de grande ajuda pra frear coisas grandes. Sim, grandes, já que o ABS (Anti-Blocking System - Sistema Anti Bloqueio) foi criado pra frear aviões! Daí foi pros carros e depois pras motocas. Mas que diacho é o ABS? Bom, como diz o nome, é um sistema que evita que as rodas travem durante uma frenagem.
A Finada Buell inventou esse disco de freio radial, onde a pinça morde ele por dentro.
Até bicicleta tem freio à disco hoje em dia..
É que acontece o seguinte durante uma frenagem: Você aciona o sistema de freio, ele vai atuar na roda, segurando-a e diminuindo a velocidade. Só que quando se aplica força demais, essa roda trava, derrapa e você perde o controle do veículo, e sua aderência com o solo vai embora, e adivinha? Você não pára! Não importa que seja uma moto, carro ou avião.

Então, o que o ABS faz? Ele regula a força aplicada à roda, mantendo a maior força possível, sem travar a roda. Você senta o pé no freio e a eletrônica regula pra você! Mordomia, né?

Pra quem não tem essa mamata eletrônica, tem que ter tato. Literalmente. Vai da sensibilidade no manete e no pedal direito. Freie firme, mas sem perder la ternura (ou aderência) jamais!

Outra sacada que veio pra ajudar o pessoal di motoca, é o CBS (Combinated Brake System - sistema de Freio Combinado). Esse é um sistema criado exclusivamente pras motocicletas. Nesse caso a dona eletrônica vai te ajudar dosando da melhor maneira a distribuição da força de frenagem entre a roda dianteira/ traseira. Você usa só o manete? Só o pedal? Sem problema! O doutor CBS vai fazer o freio atuar nas duas rodas e na proporção correta!

Tá certo que geralmente quem usa a moto no offroad normalmente despreza o ABS e o CBS, já que adoram derrapar com a roda traseira e essas letrinhas chatas ficam cortando o barato, mas atualmente nas motos TOP existem inclusive sistemas feitos pensando nesse tipo de utilização, que são sofisticados o suficiente pra serem regulados pelo piloto, e você escolhe até onde a dona eletrônica pode dar palpite no seu jeito de motocar!