11 de jul. de 2014

Pra viajar - Moto nova ou Usada?

Nosso Amigo Eugenio Campos, depois de nos dar valiosas dicas sobre Pneus e seus furos (Veja Aqui!) volta pra falar sobre motos pra se viajar. É melhor viajar com uma moto nova, recém saída da loja ou uma velha conhecida?

Veja abaixo!


*****VOU VIAJAR PRA LONGE. DEVO IR NUMA MOTO NOVA OU NA USADA??*****

Sempre me fazem essa pergunta. Posso usar minha moto pra uma longa viagem? Ou será que ela esta muito velha??
Bom... costumo dizer que a relação entre uma moto e seu dono é como um casamento.
O casamento é uma construção de confiança e carinho ao passar do tempo.
Ou não!!??! rsrs
Com a moto a situação é exatamente igual. Com o passar do tempo vc cria vínculos profundos com sua maquina, aprende a domina-la e compreende-la. Conhece seus problemas e suas soluções. Sabe tudo que ja fez com ela e nela. Conhece seus limites... e principalmente seus limites de segurança.
É claro... tal qual um casamento, sempre pode haver um lado oculto que brotará a qualquer momento provocando uma surpresa nem sempre agradável. Entretanto essa possibilidade na mecânica é muito pequena.

Poxa... mas tem o lado positivo de comprar uma moto nova pra viajar!!!
É claro, deve ter esse lado sim.... mas eu desconheço.
Pra começo de papo, quando vc compra uma moto nova torna-se o cobaia daquele objeto mecânico. Se houve algum erro de montagem ou de fabricação, aparecerá logo no inicio quando vc estiver começando a curtir sua moto. É comum ver fabricas mandando mensagens de Recall pra substituição de peças ou ajustes.
Agora imagina vc la na "casa do caramba" com sua moto cheirando a leite, e ela dar um treco mecânico que ninguém sabe ao certo de que se trata. Voce vai estar a pé!!!
Essa semana que passou, captei um papo sobre uma Falcon com 5 mil rodados, que "abriu o bico" no meio do nada. E o cara pensa... Pode uma moto com 5 mil rodados dar pau??? E respondo... Com certeza sim. O cara simplesmente comprou a moto e jogou no asfalto pra rodar... foi o cobaia... e pagou por isso.

Ter uma moto é como se casar. Tem de haver conhecimento pra que haja cumplicidade.
- Poxa... mas me disseram que essa marca nao quebra!! Comprei nova e ela quebrou!!!
Então vai mais uma dica. NÃO EXISTE MOTOR QUE NAO QUEBRE. Não existe moto que não de problema mecânico e/ou elétrico n'algum momento de sua vida útil.
Existem sim, motos que tem mais confiabilidade mecânica e outras menos. Mas tudo depende de manutenção preventiva.
O que é a manutenção preventiva??
Os Bikers tem o habito de trocar uma peça quando ela quebra. E não é assim, pois antes de quebrar ela tem mau funcionamento. E as vezes esse mau danifica outras em volta.
A manutenção preventiva é a substituição de peças dentro do tempo hábil de serviço. Ou seja, dentro de seu limite de uso sem permitir que ela se danifique e quebre.
Uma corrente quebrando pode trincar a carcaça do motor. Um retificador dando sobrecarga pode acabar com a bateria. Uma suspensão dianteira com óleo velho pode gastar o pneu de um lado só. Pastilhas de freio gastas podem destruir o disco. Uma corrente de comando folgada pode pular um dente do comando e destruir as válvulas. Um motor encharcando de gasolina pode causar um calço hidráulico. E por ai vai.

Então o meu conselho é:-
Moto pra estrada é moto usada. Aquela que vc ja tem ha algum tempo e ja conhece.
Com manutenção periódica e preventiva vc sempre tem uma moto nova nas mãos. Mesmo que ja ha tenha ha anos.
E pra quem insiste em comprar uma moto zero e ir pra estrada... desejo sorte!!

E Seja nova ou usada, Vamos que vamos, Di Motoca Sempre!

Di Busão, mas sem esquecer a Motoca.

Olha o que acontece quando a gente tem que deixar a Motoca na garagem..


Vamos que vamos, Di motoca (ou Di Busão) sempre!

10 de jul. de 2014

9 truques pra pilotar na chuva e chegar inteiro! *E com dica Bônus!

Que chuva...Hein??? Todo mundo ama pilotar, debaixo de chuva nem tanto. Essas dicas abaixo servem pra te ajudar à chegar ao seu destino sem beijar o asfalto.


O começo da chuva É verão, um belíssimo dia, de repente o azul do céu ganha tonalidades acinzentadas, lá vem chuva. O início da chuva, seja fraco ou forte, é o mais crítico, pois surpreende a pista, a moto e o piloto desprevenidos. A pista, assim que recebe o início da água da chuva, faz uma mistura perigosa; água, resíduos de óleo, combustível e sujeira (que acabam pingando dos veículos, seja do próprio motor ou escapamento). Essa mistura gera um líquido extremamente escorregadio, que compromete em muito a aderência dos pneus no solo. Boa hora pra parar uns minutinhos, esperar a chuva dar aquela lavada na pista enquanto você veste sua roupa do batman capa de chuva. Outra coisa. Essa gosma do asfalto ao pegar no motor quente evapora e pode causar um cheiro estranho de óleo queimado. Não se preocupe, não é da sua moto.



O que fazer?
Vem comigo que você fica bem. Só prestar atenção nas dicas abaixo:
Vem comigo que eu tô vendo tudo..
1) Assim que começar a chover você deve desacelerar com calma sua moto, mantenha uma distância do tamanho de três carros do veículo que está a sua frente. Assim se precisar mudar de direção ou frear, você tem espaço suficiente.
Sai pra lá carro!
2) Tome cuidado redobrado com os pedestres, quando a chuva começa ocorre aquela típica correria atrás de abrigo.
Corre galera!!
3) Procure não fazer manobras ou freadas buscas, pois o risco de derrapagem é grande. Lembre-se da mistura água, óleo e sujeira que está na pista, essa mistura só é “lavada” pela própria chuva após uns 15 minutos. Suavidade é a chave, seja pra mudança de direção, freadas ou aceleradas.
Tô devagar, porque tá meio molhado, manja?
4) Antes da chuva, fique de olho nos carros vindo no sentido contrário. para brisas molhados é sinal de que tem chuva vindo. Já deixe a Roupa do Batman capa "no jeito".
Tem certeza que essa é a capa certa, compadre?
5) Se estiver em movimento NÃO ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionada se o veículo estiver parado. Pra todos os efeitos, um veiculo com pica alerta ligado está parado, e isso pode confundir outros motoristas em situações de baixa visibilidade.
Ah, decidi que só piloto debaixo de chuva no Videogame...

6)  Faixas pintadas no chão: Sinalização, setas, faixa de pedestres. Escorrega muito! Fique esperto, e passe sobre elas o mais neutro possível, Sem frear, acelerar ou inclinar a moto.
Rapá, cadê a "mardita" faixa de pedestre?
7) Se você sentir o veículo está “dançando” um pouco na pista (como se estivesse boiando) quer dizer que ele está aquaplanando. Diminua a velocidade, pois o veículo irá ganhar peso e voltará a tocar os pneus no solo. Mas nada de alicatar os freios, senão você vai pro chão. Use o freio motor nessa situação.
Confira comigo no replay!
8) Pneu é essencial. Pneus carecas, gastos ou inadequados pra sua moto nessa situação podem ser a diferença entre chegar molhado e chegar ralado.
A gente não usa esse pneus mega blaster, mas também não precisa ser kojak né?
9) Se você sentir que sua moto não está respondendo bem aos seus comandos ou você sente-se inseguro com a situação, deixe o orgulho de lado e pare no acostamento, ligue o pisca alerta e aguarde a situação melhorar.
Dá um tempo parceiro, liga pra patroa, avisa que vai atrasar. Mas compra um chocolate pra acalmar a fera.
**Dica Bônus** - No transito urbano, faça as curvas "Quadradas", mantendo a moto na vertical, não incline. Assim você depende menos da aderência (que nessa situação não existe) e chega sem nenhum ralado.
Dia de chuva não é dia de brincar de Valentino Rossi.
No seco ou no molhado, vamos que vamos, Di Motoca sempre!!

9 de jul. de 2014

TOSCAS HISTÓRIAS DE MECÂNICOS

Tio Eugenio Manja dos Paranauês!


** TOSCAS ESTÓRIAS DE MECÂNICOS **
Todo cara que trabalha em oficinas de moto tem muuuuuuuuitas estórias pra contar. Umas mais cabeludas que outras.
Passei o dia lembrando algumas.


O telefone tocou e do outro lado o cara fala :- É da Moto Speed? Minha moto não quer andar. Acho que a caixa de marchas estragou!!
- Mas o que aconteceu?? ( perguntei)
- Sei la, eu tava andando, senti um barulhão e depois disso a moto não quis mais trocar as marchas. Acho que foi a caixa de marchas ou a embreagem.
- Estarei ai em 30 min...
Chegando ao local, Olhei a moto, olhei a moito... acelerei a moto e ... a moto estava sem corrente. hummmm. A corrente da moto tinha caído e ele não tinha visto.
*****
Uma tarde chega um cara, esbaforido, suando litros... com quase meio metro de liingua pra fora e empurrando uma CB400.
- O que aconteceu amigo?
- Rapaz, comprei essa moto agora e ela não anda mais. Sai da casa do cara e ela parou comigo. Não andou. Quase joguei ela no mato.
- Dei a volta na moto... olhei, olhei... abri a torneira de gasolina e a moto pegou...
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Ainda na decada de 80, um amigo comprou uma moto "geladeira". Super motos importadas sem quarta via. Muito P da vida ele me ligou e disse que estava irado por que a moto estava com defeito. Toda vez que ele passava a primeira a moto morria. Ele já tava P e não podia reclamar com ninguém por que ela era importada sem DOC.
- Experimenta fechar o descanso antes de passar a primeira!!!
( no Brasil não existiam sensores de descanso lateral aberto)
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O cara entra na oficina com a CG batendo tudo. Parecia uma escola de samba.
- Poxa cara, não sei o que rolou... troquei o óleo da moto e depois disso ela ficou assim.
Puxei a vareta de óleo e nada...
O cara voltou em casa e encontrou o litro de óleo fechado em cima da mesa.
Abriu, baixou o óleo e esqueceu de colocar o novo...
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O outro orelhudo me perguntou se vacina de pneu tinha algo a ver com vírus. E emendou... Igual ao de computador.
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A menina comprou uma NEO e veio reclamar que ela não trocava de marchas ( ?!)