10 de jul. de 2014

9 truques pra pilotar na chuva e chegar inteiro! *E com dica Bônus!

Que chuva...Hein??? Todo mundo ama pilotar, debaixo de chuva nem tanto. Essas dicas abaixo servem pra te ajudar à chegar ao seu destino sem beijar o asfalto.


O começo da chuva É verão, um belíssimo dia, de repente o azul do céu ganha tonalidades acinzentadas, lá vem chuva. O início da chuva, seja fraco ou forte, é o mais crítico, pois surpreende a pista, a moto e o piloto desprevenidos. A pista, assim que recebe o início da água da chuva, faz uma mistura perigosa; água, resíduos de óleo, combustível e sujeira (que acabam pingando dos veículos, seja do próprio motor ou escapamento). Essa mistura gera um líquido extremamente escorregadio, que compromete em muito a aderência dos pneus no solo. Boa hora pra parar uns minutinhos, esperar a chuva dar aquela lavada na pista enquanto você veste sua roupa do batman capa de chuva. Outra coisa. Essa gosma do asfalto ao pegar no motor quente evapora e pode causar um cheiro estranho de óleo queimado. Não se preocupe, não é da sua moto.



O que fazer?
Vem comigo que você fica bem. Só prestar atenção nas dicas abaixo:
Vem comigo que eu tô vendo tudo..
1) Assim que começar a chover você deve desacelerar com calma sua moto, mantenha uma distância do tamanho de três carros do veículo que está a sua frente. Assim se precisar mudar de direção ou frear, você tem espaço suficiente.
Sai pra lá carro!
2) Tome cuidado redobrado com os pedestres, quando a chuva começa ocorre aquela típica correria atrás de abrigo.
Corre galera!!
3) Procure não fazer manobras ou freadas buscas, pois o risco de derrapagem é grande. Lembre-se da mistura água, óleo e sujeira que está na pista, essa mistura só é “lavada” pela própria chuva após uns 15 minutos. Suavidade é a chave, seja pra mudança de direção, freadas ou aceleradas.
Tô devagar, porque tá meio molhado, manja?
4) Antes da chuva, fique de olho nos carros vindo no sentido contrário. para brisas molhados é sinal de que tem chuva vindo. Já deixe a Roupa do Batman capa "no jeito".
Tem certeza que essa é a capa certa, compadre?
5) Se estiver em movimento NÃO ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionada se o veículo estiver parado. Pra todos os efeitos, um veiculo com pica alerta ligado está parado, e isso pode confundir outros motoristas em situações de baixa visibilidade.
Ah, decidi que só piloto debaixo de chuva no Videogame...

6)  Faixas pintadas no chão: Sinalização, setas, faixa de pedestres. Escorrega muito! Fique esperto, e passe sobre elas o mais neutro possível, Sem frear, acelerar ou inclinar a moto.
Rapá, cadê a "mardita" faixa de pedestre?
7) Se você sentir o veículo está “dançando” um pouco na pista (como se estivesse boiando) quer dizer que ele está aquaplanando. Diminua a velocidade, pois o veículo irá ganhar peso e voltará a tocar os pneus no solo. Mas nada de alicatar os freios, senão você vai pro chão. Use o freio motor nessa situação.
Confira comigo no replay!
8) Pneu é essencial. Pneus carecas, gastos ou inadequados pra sua moto nessa situação podem ser a diferença entre chegar molhado e chegar ralado.
A gente não usa esse pneus mega blaster, mas também não precisa ser kojak né?
9) Se você sentir que sua moto não está respondendo bem aos seus comandos ou você sente-se inseguro com a situação, deixe o orgulho de lado e pare no acostamento, ligue o pisca alerta e aguarde a situação melhorar.
Dá um tempo parceiro, liga pra patroa, avisa que vai atrasar. Mas compra um chocolate pra acalmar a fera.
**Dica Bônus** - No transito urbano, faça as curvas "Quadradas", mantendo a moto na vertical, não incline. Assim você depende menos da aderência (que nessa situação não existe) e chega sem nenhum ralado.
Dia de chuva não é dia de brincar de Valentino Rossi.
No seco ou no molhado, vamos que vamos, Di Motoca sempre!!

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