14 de jul. de 2014
11 de jul. de 2014
Pra viajar - Moto nova ou Usada?
Nosso Amigo Eugenio Campos, depois de nos dar valiosas dicas sobre Pneus e seus furos (Veja Aqui!) volta pra falar sobre motos pra se viajar. É melhor viajar com uma moto nova, recém saída da loja ou uma velha conhecida?
Veja abaixo!
*****VOU VIAJAR PRA LONGE. DEVO IR NUMA MOTO NOVA OU NA USADA??*****
Sempre me fazem essa pergunta. Posso usar minha moto pra uma longa viagem? Ou será que ela esta muito velha??
Bom... costumo dizer que a relação entre uma moto e seu dono é como um casamento.
O casamento é uma construção de confiança e carinho ao passar do tempo.
Ou não!!??! rsrs
Com a moto a situação é exatamente igual. Com o passar do tempo vc cria vínculos profundos com sua maquina, aprende a domina-la e compreende-la. Conhece seus problemas e suas soluções. Sabe tudo que ja fez com ela e nela. Conhece seus limites... e principalmente seus limites de segurança.
É claro... tal qual um casamento, sempre pode haver um lado oculto que brotará a qualquer momento provocando uma surpresa nem sempre agradável. Entretanto essa possibilidade na mecânica é muito pequena.
Poxa... mas tem o lado positivo de comprar uma moto nova pra viajar!!!
É claro, deve ter esse lado sim.... mas eu desconheço.
Pra começo de papo, quando vc compra uma moto nova torna-se o cobaia daquele objeto mecânico. Se houve algum erro de montagem ou de fabricação, aparecerá logo no inicio quando vc estiver começando a curtir sua moto. É comum ver fabricas mandando mensagens de Recall pra substituição de peças ou ajustes.
Agora imagina vc la na "casa do caramba" com sua moto cheirando a leite, e ela dar um treco mecânico que ninguém sabe ao certo de que se trata. Voce vai estar a pé!!!
Essa semana que passou, captei um papo sobre uma Falcon com 5 mil rodados, que "abriu o bico" no meio do nada. E o cara pensa... Pode uma moto com 5 mil rodados dar pau??? E respondo... Com certeza sim. O cara simplesmente comprou a moto e jogou no asfalto pra rodar... foi o cobaia... e pagou por isso.
Ter uma moto é como se casar. Tem de haver conhecimento pra que haja cumplicidade.
- Poxa... mas me disseram que essa marca nao quebra!! Comprei nova e ela quebrou!!!
Então vai mais uma dica. NÃO EXISTE MOTOR QUE NAO QUEBRE. Não existe moto que não de problema mecânico e/ou elétrico n'algum momento de sua vida útil.
Existem sim, motos que tem mais confiabilidade mecânica e outras menos. Mas tudo depende de manutenção preventiva.
O que é a manutenção preventiva??
Os Bikers tem o habito de trocar uma peça quando ela quebra. E não é assim, pois antes de quebrar ela tem mau funcionamento. E as vezes esse mau danifica outras em volta.
A manutenção preventiva é a substituição de peças dentro do tempo hábil de serviço. Ou seja, dentro de seu limite de uso sem permitir que ela se danifique e quebre.
Uma corrente quebrando pode trincar a carcaça do motor. Um retificador dando sobrecarga pode acabar com a bateria. Uma suspensão dianteira com óleo velho pode gastar o pneu de um lado só. Pastilhas de freio gastas podem destruir o disco. Uma corrente de comando folgada pode pular um dente do comando e destruir as válvulas. Um motor encharcando de gasolina pode causar um calço hidráulico. E por ai vai.
Então o meu conselho é:-
Moto pra estrada é moto usada. Aquela que vc ja tem ha algum tempo e ja conhece.
Com manutenção periódica e preventiva vc sempre tem uma moto nova nas mãos. Mesmo que ja ha tenha ha anos.
E pra quem insiste em comprar uma moto zero e ir pra estrada... desejo sorte!!
E Seja nova ou usada, Vamos que vamos, Di Motoca Sempre!
Di Busão, mas sem esquecer a Motoca.
Olha o que acontece quando a gente tem que deixar a Motoca na garagem..
Vamos que vamos, Di motoca (ou Di Busão) sempre!
Vamos que vamos, Di motoca (ou Di Busão) sempre!
10 de jul. de 2014
9 truques pra pilotar na chuva e chegar inteiro! *E com dica Bônus!
Que chuva...Hein??? Todo mundo ama pilotar, debaixo de chuva nem tanto. Essas dicas abaixo servem pra te ajudar à chegar ao seu destino sem beijar o asfalto.
O começo da chuva É verão, um belíssimo dia, de repente o azul do céu ganha tonalidades acinzentadas, lá vem chuva. O início da chuva, seja fraco ou forte, é o mais crítico, pois surpreende a pista, a moto e o piloto desprevenidos. A pista, assim que recebe o início da água da chuva, faz uma mistura perigosa; água, resíduos de óleo, combustível e sujeira (que acabam pingando dos veículos, seja do próprio motor ou escapamento). Essa mistura gera um líquido extremamente escorregadio, que compromete em muito a aderência dos pneus no solo. Boa hora pra parar uns minutinhos, esperar a chuva dar aquela lavada na pista enquanto você veste sua roupa do batman capa de chuva. Outra coisa. Essa gosma do asfalto ao pegar no motor quente evapora e pode causar um cheiro estranho de óleo queimado. Não se preocupe, não é da sua moto.
O que fazer?
Vem comigo que você fica bem. Só prestar atenção nas dicas abaixo:
Vem comigo que eu tô vendo tudo.. |
1) Assim que começar a chover você deve desacelerar com calma sua moto, mantenha uma distância do tamanho de três carros do veículo que está a sua frente. Assim se precisar mudar de direção ou frear, você tem espaço suficiente.
Sai pra lá carro! |
2) Tome cuidado redobrado com os pedestres, quando a chuva começa ocorre aquela típica correria atrás de abrigo.
Corre galera!! |
3) Procure não fazer manobras ou freadas buscas, pois o risco de derrapagem é grande. Lembre-se da mistura água, óleo e sujeira que está na pista, essa mistura só é “lavada” pela própria chuva após uns 15 minutos. Suavidade é a chave, seja pra mudança de direção, freadas ou aceleradas.
Tô devagar, porque tá meio molhado, manja? |
4) Antes da chuva, fique de olho nos carros vindo no sentido contrário. para brisas molhados é sinal de que tem chuva vindo. Já deixe a Roupa do Batman capa "no jeito".
Tem certeza que essa é a capa certa, compadre? |
5) Se estiver em movimento NÃO ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionada se o veículo estiver parado. Pra todos os efeitos, um veiculo com pica alerta ligado está parado, e isso pode confundir outros motoristas em situações de baixa visibilidade.
Ah, decidi que só piloto debaixo de chuva no Videogame... |
6) Faixas pintadas no chão: Sinalização, setas, faixa de pedestres. Escorrega muito! Fique esperto, e passe sobre elas o mais neutro possível, Sem frear, acelerar ou inclinar a moto.
Rapá, cadê a "mardita" faixa de pedestre? |
7) Se você sentir o veículo está “dançando” um pouco na pista (como se estivesse boiando) quer dizer que ele está aquaplanando. Diminua a velocidade, pois o veículo irá ganhar peso e voltará a tocar os pneus no solo. Mas nada de alicatar os freios, senão você vai pro chão. Use o freio motor nessa situação.
Confira comigo no replay! |
8) Pneu é essencial. Pneus carecas, gastos ou inadequados pra sua moto nessa situação podem ser a diferença entre chegar molhado e chegar ralado.
A gente não usa esse pneus mega blaster, mas também não precisa ser kojak né? |
9) Se você sentir que sua moto não está respondendo bem aos seus comandos ou você sente-se inseguro com a situação, deixe o orgulho de lado e pare no acostamento, ligue o pisca alerta e aguarde a situação melhorar.
Dá um tempo parceiro, liga pra patroa, avisa que vai atrasar. Mas compra um chocolate pra acalmar a fera. |
**Dica Bônus** - No transito urbano, faça as curvas "Quadradas", mantendo a moto na vertical, não incline. Assim você depende menos da aderência (que nessa situação não existe) e chega sem nenhum ralado.
Dia de chuva não é dia de brincar de Valentino Rossi. |
No seco ou no molhado, vamos que vamos, Di Motoca sempre!!
9 de jul. de 2014
TOSCAS HISTÓRIAS DE MECÂNICOS
Tio Eugenio Manja dos Paranauês! |
** TOSCAS ESTÓRIAS DE MECÂNICOS **
Todo cara que trabalha em oficinas de moto tem muuuuuuuuitas estórias pra contar. Umas mais cabeludas que outras.
Passei o dia lembrando algumas.
O telefone tocou e do outro lado o cara fala :- É da Moto Speed? Minha moto não quer andar. Acho que a caixa de marchas estragou!!
- Mas o que aconteceu?? ( perguntei)
- Sei la, eu tava andando, senti um barulhão e depois disso a moto não quis mais trocar as marchas. Acho que foi a caixa de marchas ou a embreagem.
- Estarei ai em 30 min...
- Sei la, eu tava andando, senti um barulhão e depois disso a moto não quis mais trocar as marchas. Acho que foi a caixa de marchas ou a embreagem.
- Estarei ai em 30 min...
Chegando ao local, Olhei a moto, olhei a moito... acelerei a moto e ... a moto estava sem corrente. hummmm. A corrente da moto tinha caído e ele não tinha visto.
*****
Uma tarde chega um cara, esbaforido, suando litros... com quase meio metro de liingua pra fora e empurrando uma CB400.
- O que aconteceu amigo?
- Rapaz, comprei essa moto agora e ela não anda mais. Sai da casa do cara e ela parou comigo. Não andou. Quase joguei ela no mato.
- Dei a volta na moto... olhei, olhei... abri a torneira de gasolina e a moto pegou...
- O que aconteceu amigo?
- Rapaz, comprei essa moto agora e ela não anda mais. Sai da casa do cara e ela parou comigo. Não andou. Quase joguei ela no mato.
- Dei a volta na moto... olhei, olhei... abri a torneira de gasolina e a moto pegou...
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Ainda na decada de 80, um amigo comprou uma moto "geladeira". Super motos importadas sem quarta via. Muito P da vida ele me ligou e disse que estava irado por que a moto estava com defeito. Toda vez que ele passava a primeira a moto morria. Ele já tava P e não podia reclamar com ninguém por que ela era importada sem DOC.
- Experimenta fechar o descanso antes de passar a primeira!!!
( no Brasil não existiam sensores de descanso lateral aberto)
- Experimenta fechar o descanso antes de passar a primeira!!!
( no Brasil não existiam sensores de descanso lateral aberto)
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O cara entra na oficina com a CG batendo tudo. Parecia uma escola de samba.
- Poxa cara, não sei o que rolou... troquei o óleo da moto e depois disso ela ficou assim.
Puxei a vareta de óleo e nada...
O cara voltou em casa e encontrou o litro de óleo fechado em cima da mesa.
Abriu, baixou o óleo e esqueceu de colocar o novo...
- Poxa cara, não sei o que rolou... troquei o óleo da moto e depois disso ela ficou assim.
Puxei a vareta de óleo e nada...
O cara voltou em casa e encontrou o litro de óleo fechado em cima da mesa.
Abriu, baixou o óleo e esqueceu de colocar o novo...
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O outro orelhudo me perguntou se vacina de pneu tinha algo a ver com vírus. E emendou... Igual ao de computador.
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A menina comprou uma NEO e veio reclamar que ela não trocava de marchas ( ?!)
8 de jul. de 2014
Eficiência Alemã.
Pois é.. depois desse chocolate alemão, nossa homenagem à eficiência alemã.
Mesmo perdendo de 7x1, Vamos Di Motoca..
Mesmo perdendo de 7x1, Vamos Di Motoca..
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