17 de jun. de 2014

Tentando sair de São Paulo em dia de Jogo da Seleção.

Rapá, hoje foi tenso.. eu estava em São paulo, bem na região central, saindo do famoso edifício Itália, duas horas antes do início da partida Brasil x México, com destino à Bragança Paulista, 90 kms de distância. O transito estava infernal, como todos querendo chegar o mais cedo possível de suas casas pra ver o jogo, muitas fechadas e ninguém conseguia andar direito.

O Trânsito tava parecido com isso..


Mesmo de moto, levei uma hora pra chegar na rod. Fernão Dias. Daí pra frente foi só alegria, estrada livre, sol e asfalto liso e bem cuidado. Vento no rosto, temperatura agradável, o sol esquentando meu braço esquerdo e uma agradável brisa refrescando pelo vão da jaqueta aberta.

Parada pra abastecer e comer um pão com margarina.

Parada rápida no posto de gasolina, tanque cheio, pão com margarina e de volta pra estrada. Gosto de observar pessoas. Estranho como um jogo de futebol pode despertar emoções em alguns. Alguns babacas acelerando mais do que devia pra chegarem à tempo pro jogo, caminhoneiros com olhar triste e saudades de casa, crianças correndo nas ruas com a Bandeira do Brasil e batendo bola usando a camisa dos jogadores badalados (melhor do que empinando pipa com cerol, cruzes!)


Chegando em Bragança, tudo parece normal, como se fosse um domingo, poucas pessoas nas ruas, aquela tranquilidade que nem parece que acabei de sair de Mordor São Paulo, e chegando em casa a TV estava ligada e tocando o hino nacional. Foi largar a mochila, tirar a jaqueta, sentar no sofá com minha esposa e agradecer que nessa hora não sou um caminhoneiro muitos quilômetros longe de casa.

16 de jun. de 2014

4 maneiras infalíveis de organizar sua bagagem na Moto.

Uma das coisas mais importantes ao viajar é saber organizar sua bagagem. Bagagem demais pode ser um estorvo e te incomodar durante toda a viagem e bagagem de menos pode ser sinal de que se está esquecendo algo importante, o que pode gerar gastos desnecessários comprando algo que você já tinha e poderia ter levado. O que levar varia muito do destino, da época do ano, que tipo de moto você tem e ainda se você vai sozinho, se vai acompanhado e se sua companhia vai em outra moto ou na sua garupa.


1- Bauletos rígidos:
Existem diversas opções de bauletos rígidos, para todos os tipos de motocicleta. São ótimos por poderem ser trancados e destacados da moto com chave. Porém são a opção mais pesada e cara para bagagem motociclística, apesar de serem os que melhor protegem suas coisas contra a água e impactos.



2- Alforges de couro:
São Leves, bonitos e de fácil instalação na moto. O problema é que a maioria não pode ser trancada e mesmo os que possuem opção de cadeado são suscetíveis a roubo por objeto cortante, seja abrindo-os ou arrancando-os da moto. Ou Seja, não os deixe sem supervisão. Esteticamente falando, eles combinam melhor com as motos com design mais retrô: Customs, bobbers, choppers, cafe, scramblers etc..



3- Alforges em Cordura/Tecido:
Aqui a situação é bem parecida com os alforges em couro. A diferença é que estes são ainda mais leves e suscetíveis à água, porém os de formato pré-moldado se adaptam melhor à motocicletas de design mais moderno.


4- Malas de aventura impermeáveis:
Aqui a coisa é séria. Essas malas foram feitas pra serem leves, resistentes ao tempo e modulares. feitas pra quem vai enfrentar situações extremas. A questão é que como foram feitas pra expedições, não são a coisa mais prática do mundo de usar no cotidiano.




BÔNUS- DICAS DE COMO EMBALAR SUAS COISAS

Essencial:
Não pode faltar na sua bagagem, independente do destino e duração da viagem:
Ferramentas básicas: Alicate, pedaço de arame, fita hellerman, fita isolante, (ou kit gambiarra) kit pequeno de chave de boca, ferramentas para pneu, fusível, lâmpadas reserva, Sugru (ainda falo mais dessa massinha salvadora em outra ocasião)
Equipamento de proteção: Jaqueta, luva, capacete, calças grossas, bom calçado resistente pra pilotar.
Diversos: Maquina fotográfica, meias, documentos, dinheiro (em pouca quantidade, não vai andar por aí com a caixa forte do tio patinhas também) e PAPEL HIGIÊNICO. (nem preciso explicar essa..)

Dicas de Organização Básica:
Roupas: faça "rolinhos" pois assim a roupa amassa menos. Embalar em sacolas plasticas garante que cheguem secas.
Documentos, dinheiro: deixe em local de fácil acesso, pois assim se vc precisar deles, você não tem que procurar no fundo da mala nem desmontar tudo. Quanto ao dinheiro, separe em pequenas quantidades e deixe em locais separados, um poco com você, um pouco na moto. Assim se acontecer algo, (como um assalto por exemplo) você tem uma pequena reserva.

Destinos:
Se o destino é um local frio, logicamente você precisa levar mais roupa, ou pelo menos roupas mais pesadas e volumosas. Vale à pena planejar bem, e reaproveitar roupas que possam ser usadas em camadas com outras. Isso economiza espaço na bagagem e deixa você menos preocupado com roupa, e mais livre pra aproveitar a viagem. em caso de locais quentes, lembre-se de levar chinelos, roupas frescas e protetor solar.

Viajando Solo:
Se você está indo sozinho, o lado bom é que você só precisa levar as suas coisas. O lado ruim é que você precisa estar preparado pra sair de qualquer situação sozinho. Preste mais atenção em ferramentas e reparos que possam vir à ser necessários e redobre a atenção nos equipamentos de segurança e comunicação. Caso haja um acidente ou quebra, você precisa sair dessa situação sozinho ou ser capaz de pedir ajuda.

Acompanhado de outra moto:
É a melhor das opções. Assim dá pra carregar suas coisas e em caso de alguma zica seu parceiro(a) de viagem pode dar aquela força. Viajando assim ainda dá a opção de uma moto levar as peças e ferramentas de reposição e a outra levar roupas, documentos etc. se assim os motociclistas acharem melhor.


Com garupa:
Levar a "Garupatroa" ou o "Garuparceiro" pode ser legal, mas exige atenção e planejamento redobrados com a bagagem, já que tudo vai ser carregado em uma unica motocicleta. Levar somente o essencial é bem.. essencial.


Como você já deve ter percebido o mais importante é se programar antes. Com a internet é possível pesquisar o clima, hospedagem, recursos e inclusive viagens de quem já foi pra aquele local, e saber bem o que levar e o que não precisa levar. e qualquer coisa, dá pra dar um "jeitinho".. rsrsrs

Jeitinho Brasileiro.


Jeitinho Chinês.




Vamos que vamos, empacotados, mas "di motoca" sempre!!

15 de jun. de 2014

Reflexões de um Motociclista

Reflexões


Bom pessoal, hoje o texto não tem necessariamente a moto como ponto principal. Ou talvez tenha. Hoje, sai pra ir ao supermercado, uma coisa comum, banal e isso me fez pensar: “O quão comum, banal é a nossa vida?”.


O modelo da sociedade em que vivemos nos diz: “Estude, forme-se, arrume um bom emprego, compre um carro, conheça uma boa moça, case-se, compre um apartamento, tenha filhos, envelheça, aposente-se, vá pescar e morra.” Então fiquei com isso na cabeça, e então percebi que em algum ponto desse caminho eu meio que saí dessa trajetória, e acredito que a Motocicleta é uma das razões.


Geralmente a pessoa que opta pela motocicleta tem um tipo diferente de personalidade, sem o medo de correr riscos em troca das sensações que essa te proporciona, e isso implica em dizer que essa pessoa pode também estar disposta à correr esses riscos em outras áreas da sua vida, saindo desse ciclo descrito acima. Conheço vários motociclistas, e todos eles, saem desse perfil “modelo padrão” em pelo menos um dos quesitos. Alguns não se formaram, outros decidiram-se por não se casar, outros por não terem filhos, outros por empregos não convencionais e por aí vai.



Não estou dizendo que motociclistas sejam melhores ou piores que ninguém, mas é uma constatação de que são sim um tipo diferente de pessoa. E justamente por não se encaixarem nesse modelo, um motociclista ao ser apresentado num grupo de Iguais, dificilmente vai ser introduzido como “Engenheiro, advogado, engenheiro...” e sim “_Esse é fulano, ele é o cara da moto tal..”



Nesse sentido, a moto pode também ser uma quebradora de barreiras, pois você tem no mesmo ambiente o empresário e o entregador, e pouco importa a profissão ou conta bancária de cada um, pois o assunto é moto. Não importa se a moto foi comprada à vista, ou financiada à perder de vista, e sim os gostos e preferencias em comum de cada um. Não tentando ser “filosófico demais” mas não seria essa uma forma de se comunicar eliminando barreiras sociais? De encontrar a pessoa por quem ela é?



Lógico que mesmo no meio motociclistico existem aqueles que se sentem melhor quando acham que são “exclusivos”, e assim surgem as panelinhas daqueles que possuem determinado tipo de moto, ou determinada marca. Mas essas são exceções, e não a maioria. E por isso sou contra o estereótipo “motoqueiro x motociclistas”, mas isso é assunto pra outro post.

E o que dizer das pessoas que fazem do motociclismo sua principal atividade? Pessoas que dedicam suas vidas ao comercio de motocicletas, ou que tem bares onde motociclistas contam suas histórias, seriam essas pessoas que estão fora do modelo padrão menos felizes? Fracassados? Perdedores? Ou ainda os viajantes, que tem a obrigação de devorar quilômetros e mais quilômetros de histórias como objetivo? E o nosso objetivo, qual é? Pra que estamos vivendo? Pra casar, ter filhos, etc?




Eu não sei vocês, que acessam esse nosso blog, mas o meu objetivo nessa vida é simplesmente ser feliz, e pra isso a motocicleta é realmente uma grande ferramenta, e isso me basta.


Vamos que vamos, tentando ser feliz, "Di Motoca" Sempre.

Claudião"Coscobeu"

14 de jun. de 2014

5 motivos pelos quais sua moto torna você mais popular

1- Sempre tem um lugar para você estacionar em frente aos restaurantes.
Em frente ou dentro do bar!


2- Os outros motociclistas sempre puxam assunto com você, começando pela cilindrada. Quanto mais diferente sua moto, mais conversa!
Esse negocinho que você colocou aqui ficou bacana, hein?


3- Você fica mais "pelado", mais exposto às pessoas e por conseguinte, mais propenso a ser abordado para uma conversa.
É.. não era bem isso...


4- No trânsito, sempre vem alguém te pedir informação. Às vezes ela é uma gracinha!
Que Gracinha..

5- Dois capacetes em cima do balcão da padoca já são motivo suficiente para começar uma conversa
Vida duríssima..

12 de jun. de 2014

Um Brasileiro e uma Honda - Uma Aventura de Portugal até o Dakar.

Pessoal, hoje temos o relato do Gabriel Martins, nosso parceiro lá em Portugal, que nos mandou o relato dessa viagem de 6000kms no lombo da Africa Twin!



Ele publicou um diário, no site dele (www.emazimute.com) e mandou também um vídeo com o Resumo da aventura. como diz o ditado: "Eu sou Brasileiro, e não desisto nunca!"


"Quando nos propomos a atingir um objectivo, um sonho até, seja ele qual for e da maneira que for, e conseguimos chegar lá, não há sensação melhor. E neste caso, falando de uma viagem, e de moto, tudo ganha outro sentido. Estamos sempre “sozinhos”, acompanhados mas sozinhos. Sempre em meditação dentro do capacete, quilometro após quilometro, hora após hora. Falamos com nós próprios em muitas ocasiões, motivamo-nos, pensamos no futuro, no passado, nos outros, e passamos a nos conhecer melhor. E ficamos profundamente marcados pelas pessoas que vemos, que conhecemos, com quem conversamos e trocamos histórias e brincadeiras. Foi desta forma que esta aventura mais me marcou, uma viagem de introspecção, onde tentamos absorver tudo que nos rodeia da melhor forma, da forma mais intensa pois é assim que as coisas devem ser vividas, a 100%. Onde aprendemos a lidar melhor conosco, nas mais diversas situações, tão diferentes das que nos rodeiam habitualmente, novos desafios e novos obstáculos. De facto, a vida começa no fim da nossa zona de conforto. Confirma-se.”

11 de jun. de 2014

Entrando Numa Furada

Nosso parceiro Eugênio Campos, do ES, fundador do grupo "Estórias engraçadas de motos e Barracas" que já foi até o Chile de moto 125cc (e com garupa!), foi da diretoria do Dinossauros MC e tem décadas sobre uma moto, nos dá dicas sobre Pneus Furados.

Valeu parceiro!

***** FUROU !!!! E AGORA ???? *****
Vc vem na boa com a motoca e derepente ela começa a ficar com a frente pesada. A traseira rebola e vc descobre que o pneu furou. Bah tchê!!

Não tem meio termo. É a triste realidade. O pneu furou e vc deu sorte que não foi o dianteiro. É Parar a moto, descer e ja ir planejando uma forma de sair do lugar.
Quando isso ocorre na cidade, normalmente vc tem pra quem ligar, uma oficina de confiança que vai a seu encontro te prestar socorro, um borracheiro nas imediações e tal.
Numa estrada as coisas se complicam um pouco mais. Mas nas rodovias pedagiadas existe assistencia de guincho 24 horas que tira vc do lugar e deixa num posto. Ali vc se vira ( isso deveria ocorrer em todas as Rodovias Federais e não apenas nas pedagiadas ).
E tem tbm aqueles lugarzinhos esquecidos do mapa. E quando fura por ali, vc ha de estar preparado pra resolver seu "pepino" sozinho.

- AÇÃO PREVENTIVA.
Existem diversas formas de se prevenir de furos inconvenientes. Observando-as vc diminui em muito os riscos de ficar a pé.

* Mantenha sempre a calibragem correta dos pneus. Não rode com ele murcho. Nem sempre a recomendada pelo fabricante é ideal pra seu peso ou forma de tocada. Encontre a pressão ideal e mantenha sempre.
* Pneus muito gastos tendem a furar mais. Observe o limite de uso ( cada pneu tem uma delimitação diferente, normalmente uma lista ou ressalto nos frisos do pneu )
* Não use camaras de ar que ja foram muito remendadas.
* Evite passar pelas sarjetas das ruas. Nos cantinhos. Por ali seu pneu pode encontrar muitos objetos perfurantes.
* Procure rodar sempre na trilha dos carros a frente. ( isso tbm serve pra asfalto molhado ). As rodas deles limpam o asfalto.

- FUROU.

* Pare e faça uma inspeção no pneu. Veja se encontra o objeto perfurante. Caso ache, retire-o pra que ele não cause mais danos à camara de ar. NUNCA ande com a moto sem encontrar o que provocou o furo.
* Quando o pneu não tem camara, ele normalmente não esvazia de vez. Nesse caso não retire o objeto perfurante, pois ele diminui a fuga de ar.

- REPAROS INSTANTÂNEOS E VACINAS DE PNEU.
Esse tipo de recurso funciona muito bem com pneus sem camara. E muito pouco com pneus com camara. Quando o furo na camara é pequeno, resolve mas quando o furo é maior.... esqueça.

- O QUÊ TER OU LEVAR EM VIAGENS ???
Tenha sempre as ferramentas necessárias pra tirar a roda do lugar. Nem sempre vc encontra a ferramenta adequada estradas afora. Tenha tbm uma camar de ar nova guardada na bagagem. É melhor do que ter uma camara rasgada e não ter outra pra reposição.
Se vc souber se virar com mecanica basica, pode levar espátulas pra trocar a camara na hora e uma bomba pra encher. Mas sei que nem todos sabem fazer isso.

- TRUQUES E TRETAS MIL.
Quando se esta no mato, tem espatulas e não tem camara ( ou ela tbm ja furou ), vc pode encher o pneu com Mato mesmo. Folhas e etc. Isso deixa o pneu mais "durinho" e tira vc da furada.
Muitos que fazem trilha colocam um "macarrão" de isopor dentro do pneu ( aquele tipo boia de natação ), mantem o pneu cheio e "infuravel".
Outra treta "mui loca" é encher o pneu com bolas de borracha, tipo as de frescobol. Mesmo que uma fure as outras permanecem cheias. ( pra uso nas trilhas )
Existe um mousse pra ser colocado nos pneus sem camara. Ele ocupa todo o interior do pneu, mantem a temperatura baixa e NUNCA fura. Ja usei numa Kawasaki 1000 e ficou ali a vida ultil toda do pneu sem furar. Quase 15 mil km. ( só pra pneus tubeless)
Quando o pneu sem camara fura, vc pode substituir o objeto perfurante por um parafuso de rosca soberba ( aquele que começa fino e engorda). Ele tampa o vazamento. Vc vai até esquecer ele la. rsrsr


- PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR...
Por que diacho o pneu traseiro fura mais que o Dianteiro?
Simples!! O pneu dianteiro, quando passa por cima do objeto perfurante e levanta o dito cujo. Ato continuo o traseiro cata o objeto na posição de SENTIDO. rsrs

CONCLUSÃO.
Vcs tem mesmo que sofrer. Ninguem mandou nascer na contra mão e gostar de motos. Não tem step, não tem macaco, só tem duas rodas e se vc não ficar atento, um pneu furado te joga no chão.
MAS NÓS AMAMOS TUDO ISSO.
Bom dia. Abraço fraterno a todos.

E Vamos que vamos, Di motoca Sempre!!