12 de jun. de 2014

Um Brasileiro e uma Honda - Uma Aventura de Portugal até o Dakar.

Pessoal, hoje temos o relato do Gabriel Martins, nosso parceiro lá em Portugal, que nos mandou o relato dessa viagem de 6000kms no lombo da Africa Twin!



Ele publicou um diário, no site dele (www.emazimute.com) e mandou também um vídeo com o Resumo da aventura. como diz o ditado: "Eu sou Brasileiro, e não desisto nunca!"


"Quando nos propomos a atingir um objectivo, um sonho até, seja ele qual for e da maneira que for, e conseguimos chegar lá, não há sensação melhor. E neste caso, falando de uma viagem, e de moto, tudo ganha outro sentido. Estamos sempre “sozinhos”, acompanhados mas sozinhos. Sempre em meditação dentro do capacete, quilometro após quilometro, hora após hora. Falamos com nós próprios em muitas ocasiões, motivamo-nos, pensamos no futuro, no passado, nos outros, e passamos a nos conhecer melhor. E ficamos profundamente marcados pelas pessoas que vemos, que conhecemos, com quem conversamos e trocamos histórias e brincadeiras. Foi desta forma que esta aventura mais me marcou, uma viagem de introspecção, onde tentamos absorver tudo que nos rodeia da melhor forma, da forma mais intensa pois é assim que as coisas devem ser vividas, a 100%. Onde aprendemos a lidar melhor conosco, nas mais diversas situações, tão diferentes das que nos rodeiam habitualmente, novos desafios e novos obstáculos. De facto, a vida começa no fim da nossa zona de conforto. Confirma-se.”

11 de jun. de 2014

Entrando Numa Furada

Nosso parceiro Eugênio Campos, do ES, fundador do grupo "Estórias engraçadas de motos e Barracas" que já foi até o Chile de moto 125cc (e com garupa!), foi da diretoria do Dinossauros MC e tem décadas sobre uma moto, nos dá dicas sobre Pneus Furados.

Valeu parceiro!

***** FUROU !!!! E AGORA ???? *****
Vc vem na boa com a motoca e derepente ela começa a ficar com a frente pesada. A traseira rebola e vc descobre que o pneu furou. Bah tchê!!

Não tem meio termo. É a triste realidade. O pneu furou e vc deu sorte que não foi o dianteiro. É Parar a moto, descer e ja ir planejando uma forma de sair do lugar.
Quando isso ocorre na cidade, normalmente vc tem pra quem ligar, uma oficina de confiança que vai a seu encontro te prestar socorro, um borracheiro nas imediações e tal.
Numa estrada as coisas se complicam um pouco mais. Mas nas rodovias pedagiadas existe assistencia de guincho 24 horas que tira vc do lugar e deixa num posto. Ali vc se vira ( isso deveria ocorrer em todas as Rodovias Federais e não apenas nas pedagiadas ).
E tem tbm aqueles lugarzinhos esquecidos do mapa. E quando fura por ali, vc ha de estar preparado pra resolver seu "pepino" sozinho.

- AÇÃO PREVENTIVA.
Existem diversas formas de se prevenir de furos inconvenientes. Observando-as vc diminui em muito os riscos de ficar a pé.

* Mantenha sempre a calibragem correta dos pneus. Não rode com ele murcho. Nem sempre a recomendada pelo fabricante é ideal pra seu peso ou forma de tocada. Encontre a pressão ideal e mantenha sempre.
* Pneus muito gastos tendem a furar mais. Observe o limite de uso ( cada pneu tem uma delimitação diferente, normalmente uma lista ou ressalto nos frisos do pneu )
* Não use camaras de ar que ja foram muito remendadas.
* Evite passar pelas sarjetas das ruas. Nos cantinhos. Por ali seu pneu pode encontrar muitos objetos perfurantes.
* Procure rodar sempre na trilha dos carros a frente. ( isso tbm serve pra asfalto molhado ). As rodas deles limpam o asfalto.

- FUROU.

* Pare e faça uma inspeção no pneu. Veja se encontra o objeto perfurante. Caso ache, retire-o pra que ele não cause mais danos à camara de ar. NUNCA ande com a moto sem encontrar o que provocou o furo.
* Quando o pneu não tem camara, ele normalmente não esvazia de vez. Nesse caso não retire o objeto perfurante, pois ele diminui a fuga de ar.

- REPAROS INSTANTÂNEOS E VACINAS DE PNEU.
Esse tipo de recurso funciona muito bem com pneus sem camara. E muito pouco com pneus com camara. Quando o furo na camara é pequeno, resolve mas quando o furo é maior.... esqueça.

- O QUÊ TER OU LEVAR EM VIAGENS ???
Tenha sempre as ferramentas necessárias pra tirar a roda do lugar. Nem sempre vc encontra a ferramenta adequada estradas afora. Tenha tbm uma camar de ar nova guardada na bagagem. É melhor do que ter uma camara rasgada e não ter outra pra reposição.
Se vc souber se virar com mecanica basica, pode levar espátulas pra trocar a camara na hora e uma bomba pra encher. Mas sei que nem todos sabem fazer isso.

- TRUQUES E TRETAS MIL.
Quando se esta no mato, tem espatulas e não tem camara ( ou ela tbm ja furou ), vc pode encher o pneu com Mato mesmo. Folhas e etc. Isso deixa o pneu mais "durinho" e tira vc da furada.
Muitos que fazem trilha colocam um "macarrão" de isopor dentro do pneu ( aquele tipo boia de natação ), mantem o pneu cheio e "infuravel".
Outra treta "mui loca" é encher o pneu com bolas de borracha, tipo as de frescobol. Mesmo que uma fure as outras permanecem cheias. ( pra uso nas trilhas )
Existe um mousse pra ser colocado nos pneus sem camara. Ele ocupa todo o interior do pneu, mantem a temperatura baixa e NUNCA fura. Ja usei numa Kawasaki 1000 e ficou ali a vida ultil toda do pneu sem furar. Quase 15 mil km. ( só pra pneus tubeless)
Quando o pneu sem camara fura, vc pode substituir o objeto perfurante por um parafuso de rosca soberba ( aquele que começa fino e engorda). Ele tampa o vazamento. Vc vai até esquecer ele la. rsrsr


- PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR...
Por que diacho o pneu traseiro fura mais que o Dianteiro?
Simples!! O pneu dianteiro, quando passa por cima do objeto perfurante e levanta o dito cujo. Ato continuo o traseiro cata o objeto na posição de SENTIDO. rsrs

CONCLUSÃO.
Vcs tem mesmo que sofrer. Ninguem mandou nascer na contra mão e gostar de motos. Não tem step, não tem macaco, só tem duas rodas e se vc não ficar atento, um pneu furado te joga no chão.
MAS NÓS AMAMOS TUDO ISSO.
Bom dia. Abraço fraterno a todos.

E Vamos que vamos, Di motoca Sempre!!

Fumando? Imagina..

Tô só fazendo a minha parte.. rsrsrs


10 de jun. de 2014

os 12 Mandamentos do Motociclista!

Os "12 Mandamentos" do Motociclista 



Enquanto as autoridades se dividem entre propor medidas de restrição ao uso da moto e fazer campanhas educativas para os Motociclistas, o motociclista Lucas Pimentel valendo-se de sua experiência a frente da ABRAM - Associação Brasileira de Motociclistas elaborou de maneira clara e prática uma lista contendo os "Doze Mandamentos" para a segurança dos motociclistas para a segurança dos motociclistas nas ruas e nas estradas brasileiras:
1 – Mantenha a motocicleta sempre em ordem
Verifique a calibragem e o estado geral dos pneus; cheque o funcionamento do farol, setas, lanterna e luz de freio; verifique o cabo, lonas, ou pastilhas, fluido e a regulagem se for freio hidráulico; confira o cabo, e a regulagem da folga ideal do sistema hidráulico; revise os amortecedores traseiros e as bengalas dianteiras quanto a vazamentos; verifique a vela, cachimbo e cabo; troque periodicamente o conjunto de coroa, corrente e pinhão; tenha sempre a mão a CNH e o CRLV; utilize o protetor de pernas (mata-cachorro) e a antena anti-cerol.
2 – Pilote utilizando equipamentos de segurança
Capacete aprovado pelo Inmetro; calça e jaqueta de tecido resistente (preferencialmente de couro); botas ou sapados reforçados e luvas (de preferência de couro).
3 – Reduza a velocidade
Quanto menor a velocidade, maior será o tempo disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situações inesperadas, como mudança súbita de trajetória de outro veículo.
4 – Atenção e concentração
O ato de pilotar motocicletas exige muita atenção do motociclista, por isso evite se distrair.
5 – Respeite a sinalização de trânsito
Conheça e respeite os sinais e as placas de trânsito.
6 – Cuidado nos cruzamentos
Os cruzamentos são os locais de maior incidência de acidentes de trânsito, então redobre a atenção e reduza a velocidade ao se aproximar dos mesmos, principalmente nos cruzamentos sem sinalização de semáforos.
7 – Cuidado nas ultrapassagens 
Sinalize as manobras com antecedência e certifique-se de que você realmente foi visto pelo motorista a ser ultrapassado. Tenha cuidado ao passar entre veículos, principalmente ônibus e caminhões.
8 – Cuidado com pedestres
Lembre-se de que o pedestre tem prioridade no trânsito urbano. Seja cordial e fique alerta para os pedestres desatentos, principalmente crianças e idosos.
9 – Seja visto
Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais refletivos.
10 – Alcoolismo
Está comprovado que bebida e direção não combinam. Então, se beber, não pilote. Fique vivo no trânsito.
11 – Mantenha distância
É imprescindível manter uma distância segura dos veículos à frente (cerca de cinco metros), principalmente em avenidas e rodovias.
12 – Cuidado com a chuva
Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de frenagem é duas vezes maior que o normal.
Elaborado por Lucas Pimentel, presidente da Associação Brasileira de Motociclistas 
www.abrambrasil.org.br

Incêndio na Fábrica da Dafra em Manaus

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma unidade da Dafra Motos no bairro Santa Etelvina, na Zona Norte de Manaus, na madrugada desta segunda-feira (9). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo destruiu o galpão da empresa, onde estavam peças usadas na montagem de motocicletas, além de pneus.



O Corpo de Bombeiros informou ainda que o incêndio começou por volta de 3h da madrugada. Vigilantes da fábrica relataram que ouviram um barulho forte e chegaram a suspeitar que havia alguém tentando entrar na empresa.



O incêndio foi controlado no início da manhã, mas os bombeiros ainda trabalham no local. Até 8h, foram utilizados mais de 70 mil litros de água no combate às chamas, e a quantidade deve aumentar, segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros. Onze viaturas e 35 homens atuaram no local. As causas do incêndio estão sendo investigadas.



Funcionários da empresa informaram que foram liberados.


fonte: g1.com.br

9 de jun. de 2014

Bauletos Laterais - Suportes improvisados

Bom pessoal, nem sempre é fácil encontrar aquele acessório pra sua moto, principalmente quando ela é uma moto de baixa cilindrada, e de uma marca não muito popular. Eu tive uma kasinski comet 150cc e pra conseguir usar os bauletos laterais GIVI e21, precisava adaptar os suportes pros dito-cujos.

Usando a criatvidade, percebi que os braços de cadeira de escritório davam ótimos suportes laterais, aí foi só fixar as bases dos bauletos neles e pronto!










Vamos que vamos, adaptando Di motoca sempre!!