23 de jul. de 2014

Ponto Cego dos outros, é refresco?

No Ponto Cego dos Outros, é refresco?




Uma das situações mais Mortais Perigosas que um motociclista pode enfrentar é a porrada o contato com um Carro, Caminhão, Jipe, nave espacial, ou carro foguete do Dick Vigarista, e sem perceber, acabamos ficando um bom tempo rodando no ponto cego desses veículos sem perceber a cagada que estamos fazendo o risco que estamos correndo.

Carangos e Motocas:

No diagrama ao lado dá pra ter uma idéia da área de visão dos retrovisores que o motorista de um carro tem, sem ter que usar aquele equipamento chamado pescoço pra virar a cabeça.

Uma dica pra saber se você está no ponto cego do adversário motorista é esse: Olhe no retrovisor do carro, caminhão, carroça à vapor do Pai Tomás ou seja lá o que for, e se você puder ver o motorista, adivinhe: Ele também pode te ver! Aeeeeeeee!









Pensando grande:

Aqui vemos os planetas pontos cegos em uma carreta. Como dá pra perceber, principalmente na traseira há uma área enorme onde você pode se esconder do caminhoneiro. Só não se deve fazer essa babaquice ter essa atitude, já que se você estiver ali pegando o vácuo, não vai conseguir enxergar à frente pra saber se algo acontecer, pra ter tempo de reagir.

Veja também que na frente, há uma área onde uma moto passa desapercebido, e pode se lascar bonito.






No Tráfego:

Agora sei o que você, meu caro leitor está resmungando pensando:

"_Ah, mas no trânsito não dá pra ficar fugindo do ponto cego de todo mundo!"

E eu concordo com isso, pequeno gafanhoto, mas há maneiras de minimizar essa situação. Na figura ao lado, vemos um exemplo: O Mestre dos Paranauês Motociclísticos está rodando atrás do carro, fora do ponto cego, e na hora de ultrapassar pelo ponto cego, ele dá um jogo de cintura, se afastando do carro enquanto passa pelo ponto cego e retomando sua trajetória pro sucesso logo em seguida. Simples, limpo, e eficiente. True Ninja!



Costurando com segurança:

Outra Cagada falha normalmente cometida é a de entrar no ponto cego de outro carro ao mudar de faixa. Vamos pro nosso tira teima aí ao lado:

Na trajetória A, nosso Tosco Amigo motociclista ao mudar de faixa pra ultrapassar o carro 2, ele entra no ponto cego do carro 1, e aumenta muito a chance do famoso "Teleporte Motociclístico", ou  "a moto apareceu do nada!" normalmente dito pelos motoristas.

Já o Motociclista safo da trajetória B, evita o ponto cego do carro 1, enquanto fica o máximo possível no retrovisor do carro 2, e ainda assim deixa uma distancia de segurança quando entra no ponto cego do carro vermelhinho.

Logicamente que no transito fechado não dá pra evitar os pontos cegos, mas o pulo do gato ´´e ficar o mínimo possível neles, e passar com segurança, dando um pouco mais de distancia pros carros enquanto estiver passando por eles.

E Vamos que vamos, sendo vistos, "Di motoca" sempre!
Claudio "Coscobeu" Oliveira.

Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre Curvas!
Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre as Faixas!

Motociclismo vem de Berço.


22 de jul. de 2014

22 Estradas Imperdíveis!

Eu até suspiro vendo essas fotos..

1) Highway 1, Big Sur – Califórnia, Estados Unidos

2) Furka Pass – Suiça

3) The Atlantic Road – Noruega

4) White Rim Road, Canyonlands National Park – Utah, Estados Unidos

5) Tianmen Mountain Road – Hunan, China

6) Seven Mile Bridge, Florida Keys – Flórida, Estados Unidos

7) Chapman’s Peak Drive – Cidade do Cabo, África do Sul

8) Stelvio Pass, Eastern Alps – Itália

9) Col de Turini – França

10) Guoliang Tunnel Road – China

11) Denali Highway – Alasca, Estados Unidos

12) Karakoram Highway – China/Paquistão

13) Great Ocean Road – Austrália

14) Sani Pass, KwaZulu-Natal – África do Sul

15) Ruta 40 – Argentina

16) Going-to-the-Sun-Road, Glacier National Park – Montana, Estados Unidos

17) Dadès Gorges, High Atlas – Marrocos

18) U. S. Route 550, ‘The Million Dollar Highway – Colorado, Estados Unidos

19) Trollstigen – Rauma, Noruega

20) The Amalfi Coast – Itália

21) Transfăgărășan – Romênia

22) Serra do Rio do Rastro - Santa Catarina- Brasil, sil, sil..

Gambiarra: Tem gente que nasceu com o talento.


21 de jul. de 2014

Na faixa! Onde andar dimotoca?

Quando a gente está Di motoca na estrada, sobra bastante espaço na faixa de rodagem (E não vou falar de "pegar corredor"), o que tem suas vantagens e desvantagens.

Uma faixa pode ser dividida em 3 "minifaixas" que vamos chamar de A, B e C (achou que eu ia falar Huguinho, Zézinho e Luizinho?).

O Camarada na posição A está na melhor posição, já que ele é visível pro motorista do carro à sua frente, pro carro que vem no sentido contrário e em caso de freada brusca tem como sair pra esquerda e evitar uma colisão. Esta é a posição na qual você deve rodar a maior parte do tempo. Não digo o tempo todo, já que existem diversas situações que podem fazer você sair dali momentaneamente, mas o melhor é ficar ali.

Na Posição B, você se lasca mais. Não está visivel, e ainda pega a parte do asfalto com mais detritos de oleo jogado dos veiculos, e menos limpo pelos pneus dos carros e caminhões.

Na posição C, você pega o trilho limpo, e tem fácilidade de sair pro acostamento. essa só não é a melhor posição pra se pilotar, por conta que você está mais escondido, e que de certa forma, encoraja os carros á querer "dividir faixa" com você. Não é legal, mas se tua moto for de baixa cilindrada, é ali onde você vai morar quando estiver na estrada.

E aqui temos uma estrada aberta, de 3 pistas, êta beleza! mas peraí, onde é melhor pra eu rodar com a motoca?

O melhor conselho que te dou é: Evite a do meio (B). Enquanto os motociclistas das faixas A e C se preocupam com o que acontece de um lado, o da faixa B precisa ficar muito mais atento, pois a pancada pode vir de qualquer lado.

Na Faixa A, geralmente é mais limpa, e com menos detritos, porém é necessário ter uma certa potência e habilidade pra andar sempre ali. Fora que corre-se o risco dos "automobilistas de fim de semana" em seus potentes carros barbarizando nas estradas.

Na Faixa C, fica a turma do "devagar e sempre", perto do acostamento, e em velocidade mais baixa, mas porém, é onde se pega as piores sujeiras, de óleo e detritos, já que é onde tem a maior circulação de caminhões.



Ou seja, se você tiver motor e experiência, prefira a faixa A, senão, fique na C e use a B somente pra transitar entre elas.

Seja lá em que faixa, mas vamos sempre Di Motoca!
Claudio "Coscobeu" Oliveira.

Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre Curvas!

Sair de carro é uma M..