23 de jul. de 2014

Ponto Cego dos outros, é refresco?

No Ponto Cego dos Outros, é refresco?




Uma das situações mais Mortais Perigosas que um motociclista pode enfrentar é a porrada o contato com um Carro, Caminhão, Jipe, nave espacial, ou carro foguete do Dick Vigarista, e sem perceber, acabamos ficando um bom tempo rodando no ponto cego desses veículos sem perceber a cagada que estamos fazendo o risco que estamos correndo.

Carangos e Motocas:

No diagrama ao lado dá pra ter uma idéia da área de visão dos retrovisores que o motorista de um carro tem, sem ter que usar aquele equipamento chamado pescoço pra virar a cabeça.

Uma dica pra saber se você está no ponto cego do adversário motorista é esse: Olhe no retrovisor do carro, caminhão, carroça à vapor do Pai Tomás ou seja lá o que for, e se você puder ver o motorista, adivinhe: Ele também pode te ver! Aeeeeeeee!









Pensando grande:

Aqui vemos os planetas pontos cegos em uma carreta. Como dá pra perceber, principalmente na traseira há uma área enorme onde você pode se esconder do caminhoneiro. Só não se deve fazer essa babaquice ter essa atitude, já que se você estiver ali pegando o vácuo, não vai conseguir enxergar à frente pra saber se algo acontecer, pra ter tempo de reagir.

Veja também que na frente, há uma área onde uma moto passa desapercebido, e pode se lascar bonito.






No Tráfego:

Agora sei o que você, meu caro leitor está resmungando pensando:

"_Ah, mas no trânsito não dá pra ficar fugindo do ponto cego de todo mundo!"

E eu concordo com isso, pequeno gafanhoto, mas há maneiras de minimizar essa situação. Na figura ao lado, vemos um exemplo: O Mestre dos Paranauês Motociclísticos está rodando atrás do carro, fora do ponto cego, e na hora de ultrapassar pelo ponto cego, ele dá um jogo de cintura, se afastando do carro enquanto passa pelo ponto cego e retomando sua trajetória pro sucesso logo em seguida. Simples, limpo, e eficiente. True Ninja!



Costurando com segurança:

Outra Cagada falha normalmente cometida é a de entrar no ponto cego de outro carro ao mudar de faixa. Vamos pro nosso tira teima aí ao lado:

Na trajetória A, nosso Tosco Amigo motociclista ao mudar de faixa pra ultrapassar o carro 2, ele entra no ponto cego do carro 1, e aumenta muito a chance do famoso "Teleporte Motociclístico", ou  "a moto apareceu do nada!" normalmente dito pelos motoristas.

Já o Motociclista safo da trajetória B, evita o ponto cego do carro 1, enquanto fica o máximo possível no retrovisor do carro 2, e ainda assim deixa uma distancia de segurança quando entra no ponto cego do carro vermelhinho.

Logicamente que no transito fechado não dá pra evitar os pontos cegos, mas o pulo do gato ´´e ficar o mínimo possível neles, e passar com segurança, dando um pouco mais de distancia pros carros enquanto estiver passando por eles.

E Vamos que vamos, sendo vistos, "Di motoca" sempre!
Claudio "Coscobeu" Oliveira.

Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre Curvas!
Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre as Faixas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário