24 de jul. de 2014
23 de jul. de 2014
Ponto Cego dos outros, é refresco?
No Ponto Cego dos Outros, é refresco?
Uma das situações mais
Carangos e Motocas:
No diagrama ao lado dá pra ter uma idéia da área de visão dos retrovisores que o motorista de um carro tem, sem ter que usar aquele equipamento chamado pescoço pra virar a cabeça.
Uma dica pra saber se você está no ponto cego do
Pensando grande:
Aqui vemos os
Veja também que na frente, há uma área onde uma moto passa desapercebido, e pode se lascar bonito.
No Tráfego:
Agora sei o que você, meu caro leitor está
"_Ah, mas no trânsito não dá pra ficar fugindo do ponto cego de todo mundo!"
E eu concordo com isso, pequeno gafanhoto, mas há maneiras de minimizar essa situação. Na figura ao lado, vemos um exemplo: O Mestre dos Paranauês Motociclísticos está rodando atrás do carro, fora do ponto cego, e na hora de ultrapassar pelo ponto cego, ele dá um jogo de cintura, se afastando do carro enquanto passa pelo ponto cego e retomando sua trajetória pro sucesso logo em seguida. Simples, limpo, e eficiente. True Ninja!
Costurando com segurança:
Outra
Na trajetória A, nosso
Já o Motociclista safo da trajetória B, evita o ponto cego do carro 1, enquanto fica o máximo possível no retrovisor do carro 2, e ainda assim deixa uma distancia de segurança quando entra no ponto cego do carro vermelhinho.
Logicamente que no transito fechado não dá pra evitar os pontos cegos, mas o pulo do gato ´´e ficar o mínimo possível neles, e passar com segurança, dando um pouco mais de distancia pros carros enquanto estiver passando por eles.
E Vamos que vamos, sendo vistos, "Di motoca" sempre!
Claudio "Coscobeu" Oliveira.
Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre Curvas!
Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre as Faixas!
22 de jul. de 2014
22 Estradas Imperdíveis!
Eu até suspiro vendo essas fotos..
1) Highway 1, Big Sur – Califórnia, Estados Unidos
2) Furka Pass – Suiça
1) Highway 1, Big Sur – Califórnia, Estados Unidos
2) Furka Pass – Suiça
3) The Atlantic Road – Noruega
4) White Rim Road, Canyonlands National Park – Utah, Estados Unidos
5) Tianmen Mountain Road – Hunan, China
6) Seven Mile Bridge, Florida Keys – Flórida, Estados Unidos
7) Chapman’s Peak Drive – Cidade do Cabo, África do Sul
8) Stelvio Pass, Eastern Alps – Itália
9) Col de Turini – França
10) Guoliang Tunnel Road – China
11) Denali Highway – Alasca, Estados Unidos
12) Karakoram Highway – China/Paquistão
13) Great Ocean Road – Austrália
14) Sani Pass, KwaZulu-Natal – África do Sul
15) Ruta 40 – Argentina
16) Going-to-the-Sun-Road, Glacier National Park – Montana, Estados Unidos
17) Dadès Gorges, High Atlas – Marrocos
18) U. S. Route 550, ‘The Million Dollar Highway – Colorado, Estados Unidos
19) Trollstigen – Rauma, Noruega
20) The Amalfi Coast – Itália
21) Transfăgărășan – Romênia
22) Serra do Rio do Rastro - Santa Catarina- Brasil, sil, sil..
21 de jul. de 2014
Na faixa! Onde andar dimotoca?
Quando a gente está Di motoca na estrada, sobra bastante espaço na faixa de rodagem (E não vou falar de "pegar corredor"), o que tem suas vantagens e desvantagens.
Uma faixa pode ser dividida em 3 "minifaixas" que vamos chamar de A, B e C (achou que eu ia falar Huguinho, Zézinho e Luizinho?).
O Camarada na posição A está na melhor posição, já que ele é visível pro motorista do carro à sua frente, pro carro que vem no sentido contrário e em caso de freada brusca tem como sair pra esquerda e evitar uma colisão. Esta é a posição na qual você deve rodar a maior parte do tempo. Não digo o tempo todo, já que existem diversas situações que podem fazer você sair dali momentaneamente, mas o melhor é ficar ali.
Na Posição B, você se lasca mais. Não está visivel, e ainda pega a parte do asfalto com mais detritos de oleo jogado dos veiculos, e menos limpo pelos pneus dos carros e caminhões.
Na posição C, você pega o trilho limpo, e tem fácilidade de sair pro acostamento. essa só não é a melhor posição pra se pilotar, por conta que você está mais escondido, e que de certa forma, encoraja os carros á querer "dividir faixa" com você. Não é legal, mas se tua moto for de baixa cilindrada, é ali onde você vai morar quando estiver na estrada.
E aqui temos uma estrada aberta, de 3 pistas, êta beleza! mas peraí, onde é melhor pra eu rodar com a motoca?
O melhor conselho que te dou é: Evite a do meio (B). Enquanto os motociclistas das faixas A e C se preocupam com o que acontece de um lado, o da faixa B precisa ficar muito mais atento, pois a pancada pode vir de qualquer lado.
Na Faixa A, geralmente é mais limpa, e com menos detritos, porém é necessário ter uma certa potência e habilidade pra andar sempre ali. Fora que corre-se o risco dos "automobilistas de fim de semana" em seus potentes carros barbarizando nas estradas.
Na Faixa C, fica a turma do "devagar e sempre", perto do acostamento, e em velocidade mais baixa, mas porém, é onde se pega as piores sujeiras, de óleo e detritos, já que é onde tem a maior circulação de caminhões.
Ou seja, se você tiver motor e experiência, prefira a faixa A, senão, fique na C e use a B somente pra transitar entre elas.
Seja lá em que faixa, mas vamos sempre Di Motoca!
Claudio "Coscobeu" Oliveira.
Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre Curvas!
Uma faixa pode ser dividida em 3 "minifaixas" que vamos chamar de A, B e C (achou que eu ia falar Huguinho, Zézinho e Luizinho?).
O Camarada na posição A está na melhor posição, já que ele é visível pro motorista do carro à sua frente, pro carro que vem no sentido contrário e em caso de freada brusca tem como sair pra esquerda e evitar uma colisão. Esta é a posição na qual você deve rodar a maior parte do tempo. Não digo o tempo todo, já que existem diversas situações que podem fazer você sair dali momentaneamente, mas o melhor é ficar ali.
Na Posição B, você se lasca mais. Não está visivel, e ainda pega a parte do asfalto com mais detritos de oleo jogado dos veiculos, e menos limpo pelos pneus dos carros e caminhões.
Na posição C, você pega o trilho limpo, e tem fácilidade de sair pro acostamento. essa só não é a melhor posição pra se pilotar, por conta que você está mais escondido, e que de certa forma, encoraja os carros á querer "dividir faixa" com você. Não é legal, mas se tua moto for de baixa cilindrada, é ali onde você vai morar quando estiver na estrada.
E aqui temos uma estrada aberta, de 3 pistas, êta beleza! mas peraí, onde é melhor pra eu rodar com a motoca?
O melhor conselho que te dou é: Evite a do meio (B). Enquanto os motociclistas das faixas A e C se preocupam com o que acontece de um lado, o da faixa B precisa ficar muito mais atento, pois a pancada pode vir de qualquer lado.
Na Faixa A, geralmente é mais limpa, e com menos detritos, porém é necessário ter uma certa potência e habilidade pra andar sempre ali. Fora que corre-se o risco dos "automobilistas de fim de semana" em seus potentes carros barbarizando nas estradas.
Na Faixa C, fica a turma do "devagar e sempre", perto do acostamento, e em velocidade mais baixa, mas porém, é onde se pega as piores sujeiras, de óleo e detritos, já que é onde tem a maior circulação de caminhões.
Ou seja, se você tiver motor e experiência, prefira a faixa A, senão, fique na C e use a B somente pra transitar entre elas.
Seja lá em que faixa, mas vamos sempre Di Motoca!
Claudio "Coscobeu" Oliveira.
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