Oi, eu nasci assim, mas não quer dizer que eu tenha de ser sempre assim.. |
1- Requer pouca manutenção
2- Pouco visada por ladrões
3- Gostosa de pilotar
4- Permite uma gama variada de personalizações.
E é do 4º item que vamos falar. Apesar de ser uma moto considerada "custom", não tem as pedaleiras avançadas como as motos da categoria, e sim em posição bem "street" o que a deixa em um patamar separado no que toca á personalização.
(obs: vou usar a intruder como exemplo porque conheço bem a moto, mas essas dicas podem servir pra qualquer moto, devidas as proporções)
Mais sabores que sorvete napolitano.. |
Aqui abaixo eu vou citar 3 opções de personalização, que requerem poucas modificações e quase nada em dinheiro. Logicamente só vou citar a base do estilo, fora essas modificações, você pode trocar piscas, espelhos, para-lamas, colocar sanfonas nas bengalas ou o que mais sua imaginação e bolso mandarem.
A nossa Intruder 250 tem na sua maioria rodas raiadas e não de Liga leve. |
1- Café Racer
A moda das café chegou forte. Para ser uma café racer existem diversos itens à serem considerados ( Veja nossa Matéria sobre as Café Racers! ) mas mudanças básicas já deixam sua Intruder com jeitão "CR" pra depois você ir personalizando.
Curte um cafézinho? |
1- Abaixe a cabeça: Abaixar a suspensão dianteira em apenas 1 ou 2cm começa a mudança, alterando o angulo de cáster e deixando a moto mais precisa nas mudanças de direção. Custo Aproximado: R$ 0,00
2- Morcegando no café: O Guidom estilo morceguinho cai muito bem nessa moto, custa pouco e você mesmo pode trocar. Custo Aproximado: R$ 30,00
3- Empinando a Bundinha: Levantar a traseira completa a mudança da ciclistica. Amortecedores da YBR são mais longos e perfeitos para essa mudança. Se quiser ir mais fundo, pode trocar a roda traseira por uma aro 18, pra deixar na mesma medida da dianteira, mas aí já sai mais caro. Custo aproximado: R$ 100,00 (par de amortecedores) R$ 300,00 (roda traseira aro 18+ Pneu)
2- Scrambler
Aqui a idéia é deixar a moto com alguma capacidade fora de estrada. ( Veja nossa matéria sobre as Scramblers! ) A mudança é parecida com a Café racer na traseira, mas na frente não precisa alterar nada (além de pneus).
Troca meu sapato que eu te levo pro mau caminho.. |
1- Sapatos: Pneus On/Off valem á pena, na frente, aro 18 não é dificil encontrar (mas podem exigir reposicionar o para-lamas) mas na traseira aro 16 pode esquecer. Custo Aproximado: Varia do pneu escolhido.
2- Barra larga: Guidom de moto offroad é uma otima pedida, plano e largo. O da XRE é perfeito (eu sei, tenho na minha moto) Custo Aproximado: R$ 25,00
3- Na traseira a coisa muda de figura: Aqui é que a sua scrambler nasce de verdade. A roda tem que mudar pro aro 17, assim você terá opções de pneus fora de estrada, e os amortecedores da YBR são bem vindos pra não raspar nada e levantar a traseira. Custo aproximado: R$ 100,00 (par de amortecedores) R$ 300,00 (roda traseira aro 17+ Pneu)
3- Chopper
É a opção mais vista por aí. A modificação pode ser simples (só colocar alongadores nas bengalas dianteiras) quanto extensa (cortes no quadro, alongamento da balança traseira, roda dianteira aro 21, guidom "seca-suvaco", comandos avançados e por aí vai..). Aqui vou explorar o minimo pra sua moto ficar nesse estilo.
Boooorn to be wiiiiiild!! |
1- Nariz pra cima: Alongadores de bengala são uma necessidade nesse estilo. Custo aproximado: R$ 180,00
2- Atitude nas barras: Guidons altos e/ou largos passam a atitude da coisa. o da CB 400 II ou da Virago 250 são muito usados. Custo aproximado: R$ 130,00 (virago) ou R$ 35,00 (CB)
3- Bunda pra baixo: Aqui a roda traseira aro 16 é perfeita, nada muda nela. Só se reduz o amortecedor, seja reduzindo as molas ou trocando os amortecedores por outros menores. É preciso cuidado pra não raspar nada quando estiver carregado e/ou com garupa: Custo aproximado R$ 80,00 (Amortecedores ou molas menores)
Espero que essas dicas te inspirem á deixar sua moto com sua cara, mesmo que não seja uma intruder. Não importa o estilo, o importante é continuar curtindo sua moto.
Vamos que vamos, Di Motoca sempre!