25 de nov. de 2015

Di Noite, Di Motoca - Pilotagem noturna

Faaaaala pessoal, beleza?

Eu sei, depois de um longe tempo estamos de volta, e hoje crianças, o tema é: Pilotagem noturna.

Meu principal conselho sobre pilotagem noturna no meio de uma viagem é: "Evite". Você já rodou o dia todo, o corpo tá cansado, e por incrível que pareça, é sim possivel pegar no sono em cima de uma moto. Mas se não tiver outro jeito, ou pra deslocamento diário, seguem algumas dicas do tio Coscobeu.

1- Farol em ordem
Sei que é ridículo e óbvio falar disso, mas faróis precisam de regulagem e a gente esquece disso. Conferir estado das lâmpadas e do refletor interno também é importante.

2- Distância do foco de luz
Falando em regulagem do farol: quando for regular, lembre-se de deixar o foco de luz à uma certa distância, já que você precisa ver o buraco e ter um tempo de reação pra desviar antes de chegar nele. Outra coisa: se costuma andar com garupa, lembre se que a regulagem do farol muda com passageiro.

3- Na Faixa
As vezes mesmo com as luzes da moto em ordem é complicado se situar principalmente quando a estrada é um caminho que você desconhece. No caso, utilize as faixas pintadas no asfalto como guia, assim dá pra saber melhor o traçado da pista.

4- Farois Auxiliares.
Essa é uma escolha que vai influenciar na estética da sua moto e depende muito do estilo da sua moto, mas se puder usar, use. Não precisa ser de longo alcance, ás vezes faróis auxiliares servem pra iluminar áreas próximas da moto ou pras laterais, onde os faróis da moto não cobrem. Também não precisa deixar a moto parecendo um disco voador.

5- Ritmo noturno.
E a coisa mais óbvia: Vai devagar, caramba! Sua visibilidade está reduzida, então reduza também a velocidade. Vai curtindo o arzinho noturno, sem pressa, de boa. Você não é o batman, e não tá perseguindo o coringa.


6- Seja Visto
Jaqueta com reflexivos, lanterna traseira em ordem, "olho de gato" na moto ajudam que os outros te vejam e não passem por cima de você. isso sempre estraga o rolê.. é chato.

Basicamente é isso pessoal, cautela, canja de galinha e dinheiro no bolso não faz mal à ninguém.

De dia ou de noite, a gente tá aí, e "Di Motoca" sempre!

10 de set. de 2014

26 de ago. de 2014

Freios - Uma Parada Importante

Então.. você tá todo pimpão, sua moto anda pra caramba, faz curva como um mestre ninja mas.. ela freia? Freios são "uma parada" bem importante!

Antigamente, os freios da moto eram simples, à tambor em ambas as rodas (em algumas "pé de boi" ainda são) e bem ineficientes. Aí os freios à disco se popularizaram e hoje em dia ao menos na dianteira está presente na grande maioria das motos que rodam no nosso país. Até aí, sem novidade: se for tambor, conferir as lonas regularmente, caso de disco, lembrar de olhar pastilhas, conferir o fluido de freio e o próprio disco.
Freio à tambor.. tudum, tsss
Tambor na frente? tinha também.


Aí, algum sabichão decidiu que a eletrônica podia ser de grande ajuda pra frear coisas grandes. Sim, grandes, já que o ABS (Anti-Blocking System - Sistema Anti Bloqueio) foi criado pra frear aviões! Daí foi pros carros e depois pras motocas. Mas que diacho é o ABS? Bom, como diz o nome, é um sistema que evita que as rodas travem durante uma frenagem.
A Finada Buell inventou esse disco de freio radial, onde a pinça morde ele por dentro.
Até bicicleta tem freio à disco hoje em dia..
É que acontece o seguinte durante uma frenagem: Você aciona o sistema de freio, ele vai atuar na roda, segurando-a e diminuindo a velocidade. Só que quando se aplica força demais, essa roda trava, derrapa e você perde o controle do veículo, e sua aderência com o solo vai embora, e adivinha? Você não pára! Não importa que seja uma moto, carro ou avião.

Então, o que o ABS faz? Ele regula a força aplicada à roda, mantendo a maior força possível, sem travar a roda. Você senta o pé no freio e a eletrônica regula pra você! Mordomia, né?

Pra quem não tem essa mamata eletrônica, tem que ter tato. Literalmente. Vai da sensibilidade no manete e no pedal direito. Freie firme, mas sem perder la ternura (ou aderência) jamais!

Outra sacada que veio pra ajudar o pessoal di motoca, é o CBS (Combinated Brake System - sistema de Freio Combinado). Esse é um sistema criado exclusivamente pras motocicletas. Nesse caso a dona eletrônica vai te ajudar dosando da melhor maneira a distribuição da força de frenagem entre a roda dianteira/ traseira. Você usa só o manete? Só o pedal? Sem problema! O doutor CBS vai fazer o freio atuar nas duas rodas e na proporção correta!

Tá certo que geralmente quem usa a moto no offroad normalmente despreza o ABS e o CBS, já que adoram derrapar com a roda traseira e essas letrinhas chatas ficam cortando o barato, mas atualmente nas motos TOP existem inclusive sistemas feitos pensando nesse tipo de utilização, que são sofisticados o suficiente pra serem regulados pelo piloto, e você escolhe até onde a dona eletrônica pode dar palpite no seu jeito de motocar!