4 de ago. de 2014

A vida com mais rodas - Trikes, Quads e Sidecars

Motivos pra ter mais de Duas Rodas

Às vezes, duas rodas acabam não sendo suficientes. Seja por alguma deficiência física, seja pela idade chegando,  pela necessidade de levar um terceiro passageiro ou carga extra, em certos casos uma motocicleta acaba sendo inadequada pro uso daquele(a) Motociclista. Então acabou o vento no rosto a sensação de liberdade e alegria que a moto nos dá? Na-na-ni-na-Não! Nada de entregar os pontos e andar de carro não! Você só precisa de mais uma (ou duas) rodas extras!

Triciclos:

Os Triciclos (ou trikes) são uma opção pra quem decidiu aderir ao mundo com mais de duas rodas. As opções disponíveis, podemos categorizar em:

  1. Trikes Automotivos
  2. Trikes Motociclisticos
  3. Trikes Reversos

Trikes Automotivos
São os mais comuns por aqui. Tem chassis de carro cortado ou um chassis tubular com uma mecânica de automóvel (motor e câmbio)e tem um tamanho considerável. Sua pilotagem não lembra muito a condução de uma motocicleta, mas  tem sua legião de Apaixonados. O fabricante do triciclo abaixo é do interior de São Paulo.

Trikes Motociclisticos
São triciclos nos quais se usa toda a estrutura e mecânica de uma motocicleta, e se troca apenas o eixo traseiro aumentando uma roda. De fábrica não temos nenhum desses disponível no Brasil, mas nos anos 80 e 90 haviam empresas que vendiam kits pra transformar sua moto na própria garagem. A Harley Davidson disponibiliza nos EUA triciclos de fábrica, como o que o personagem "Piney" usa na série "Sons of Anarchy" (só não vem o cilindro de Oxigênio.. rsrs)

Trikes reversos
Essa categoria praticamente foi criada por um único fabricante: a Can-Am. São triciclos com 2 rodas na frente e uma atrás (daí o nome.. não é porque eles andam de ré não..) Aqui não tem nada de artesanal. São veículos de alta tecnologia e desempenho feitos pra um tipo diferente de público. Eu ainda não andei um bichão desses pra saber, mas ao que parece é um brinquedão muito legal. O outro único veículo dessa categoria que eu conheço é o scooter Piaggio MP3, que além da sacada de ter 2 rodas na frente, tem todo um molejão e até inclina nas curvas com você!

Sidecars


Outra opção é o Sidecar. desde já adiantamos que vamos ter uma matéria só sobre sidecars, porque tem muito o que se falar à respeito, mas vamos lá pro básico. A diferença de uma moto com sidecar pra um triciclo é que o sidecar é um "anexo" ao lado da moto e não parte da estrutura. O Sidecar tem algumas vantagens e desvantagens em comparação ao trike:
Vantagens: Aumenta o volume de passageiros da moto pra 3, o que nem sempre acontece com os trikes, é  desacoplável e pode ser utilizado em outra moto.
Desvantagens: O veículo fica desbalanceado, com um peso extra para um dos lados, o que exige certa adaptação do piloto.

O Sidecar pode ser do tipo fixo ou articulado. O fixo não permite a inclinação da moto (tipo mais comum) e o articulado tem um sistema para que a moto possa continuar inclinando nas curvas, diminuindo o estorvo de carregar o carrinho (nunca vi nem comi eu só ouço falar..)


Quando se fala de sidecar, se lembra de uma marca Russa: URAL. É o único que fabrica de série motos com sidecar, e inclusive com opção de tração na roda do carrinho! Outra marca que disponibiliza sidecars é a Royal Enfield (inglesa) mas não é o foco dos produtos, como a marca russa.




Quadriciclos
Ah, 3 rodas não tá bom? Quer mais uma? tá bom! Existem também os quads! Os quadriciclos são veículos de 4 rodas (dãããããã..) mas que não são carros! (dããããããã..) Os quads aqui no Brasil não podem ser homologados pra circular nas ruas, então só podem ser usados como maquinário agrícola ou de lazer. Então também temos 2 tipos de Quads: OFFROAD e ONROAD.

Offroad:
Adivinha? São feitos pra rodar fora de estrada! (sério mesmo? ah vá!) e tem pneuzões e suspensões reforçadas. Dentro desse nicho, há os pesados agrícolas e os ágeis de passeio. Nas fotos abaixo fica bem clara a diferença entre eles.


Yamaha Grizzly e Raptor: um foi feito pra ter força pra puxar coisas e trabalhar, outro pra barbarizar nas trilhas e fazer coisas radicais.

ONroad:
Outros modelos quase desconhecidos por aqui são os quads pra andar no asfalto. É que como citamos acima, no nosso país, os quadriciclos não podem andar na rua, então não faz muito sentido ter um que não faz trilha.


Yamaha Tesseract:
Foi um prototipo apresentado pela Yamaha alguns anos atrás (2007 ou 2008 se não me falha a cachola..) de um quad pra uso urbano, que tinha como diferencial o fato de ter suas 4 pernas articuladas e que inclina nas curvas como uma motocicleta. Até hoje nunca saiu do protótipo.


É isso aí pessoal, com 2, 3 ou até 4 roas, o importante é ir sempre "Di Motoca"!!

Abaixo algumas fotos pra gente se divertir.






1 de ago. de 2014

Em Grupo é Mais Gostoso!

Em Grupo é Mais Gostoso!

Fim de semana. tempo bom e a "patota" toda reunida (aff.. entreguei a idade agora..) pra dar aquele rolê bacana "Di Motoca" (ei, tenho que fazer meu Jabá também!). Mas você não quer ser aquele cara/moça que cai, se rala todo, arruma umas fraturas chatas, amassa a moto e ainda estraga o rolê dos outros, né?

Então, jovem padawan, se liga nos ensinamentos Jedi de como não ir pro lado asfaltado da força com a fuça!

"Pobremas"
1- Comunicação:
O mundo ideal seria todos terem intercomunicadores, mas como a gente sabe que esse brinquedo é caro, e nem todo mundo gosta de usar, então não custa nada combinar alguns sinais de mão pras funções básicas: Minha motoca tá com problemas/ Vamos Parar pra abastecer/ Tem obstáculos (buraco, areia, oleo, cascalho..) na pista e mudanças de direção (mas pra isso inventaram a seta..)
Sinal pra "Olha, uma moeda!" e "Flatulência à direita"
Regra de ouro: Combine antes! Se minha moto quebrar? O combinado é que o outro vai parar no acotamento à frente. Se eu precisar ir ao banheiro? o combinado é que o resto do grupo vai fazer paredinha, etc..

2- Mantendo o pessoal junto:
No meio das ultrapassagens ou mesmo na pista livre, a diferença de cilindrada e/ou habilidade dos pilotos(as) podem causar a dispersão do pessoal. O Ideal é que a moto mais lenta viaje à frente, ditando o ritmo do grupo. (quem mandou ter amigos lerdos? agora espera e não fica enchendo o saco!)

Nem preciso falar que o Líder do grupo ao chegar num semáforo ou alguma outra parada, não deve acelerar pra passar antes, e sim esperar o resto do grupo, certo? O Mesmo vale nas ultrapassagens. Só vá se der pra ir todo mundo.

Macetes!
1- Formação intercalada: Essa formação ajuda o pessoal à se manter junto, já que diminui o tamanho da formação. Cada moto deve manter a distancia de aproximadamente 2 segundos da moto da frente, assim se alguém fizer uma cagada vacilar à frente, quem vem atrás tem tempo de reação. (2 segundos é bastante tempo, tá? chora não..)
2- Fila simples: Nem precisa desenhar essa, né? Uma moto atrás da outra. Essa formação é indicada em momentos de ultrapassagem, rampas de acesso, pontes e outros obstáculos.

3- Lider dos Thundercats: quem lidera precisa ter uma visão além do alcance. ficar esperto nos retrovisores, pra saber se não tem nada de errado acontecendo com o pessoal.

4- Na rabeta tem responsa também: O ultimo da fila é responsável de ver se alguém vai parar e dar o maior PITÍ o aviso ao resto do grupo que tem que dar uma parada pra esperar o azarado. Buzina e Sinal de farol servem bem.

5- Passando de ladinho:  Na hora de ultrapassar os veículos mais lentos, é sempre bom usar a formação de fila simples e fazer essa ultrapassagem de maneira que todos do grupo o façam sem problemas. Cada um deve ultrapassar de forma que fique o menor tempo possível na terra de ninguém (do lado errado da faixa amarela). E isso serve pro lider e pra todos os outros membros do grupo: USE A SETA. (ela não morde, é um botãozinho no punho esquerdo..)

6- "Tamo junto" galera!: Andar em grupo é trabalhar todos juntos com um objetivo: chegarem todos bem no destino final. Não é uma competição de quem chega primeiro! Quer correr? Vai pra pista, Mané!



É isso aí, sozinho ou em grupo, Vamos que vamos, Di Motoca sempre!
Claudio "Coscobeu" Oliveira

Veja mais dicas da série:
Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre Curvas!
Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre as Faixas!
Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre Ponto Cego!