7 de jun. de 2014

Comandos em Ação! Pilotando a motoca.

Outro dia (tá, faz um tempo já...) fui pilotar uma BMW, pois havia ganhado um concurso no facebook. A moto é fantástica, mas o que eu estranhei foram os comandos. Pra quem a vida toda andou de moto japonesa, (tive Honda, Yamaha, Suzuki) os comandos eram muito diferentes, várias vezes fui usar a seta e acabava buzinando.

Então, pra ilustrar que moto não é tudo igual, temos alguns padrões diferentes quando se tratam de comandos de motocicletas:

Padrão Japonês:
É o nosso velho conhecido. No punho esquerdo temos setas pra direita e esquerda no mesmo botão, buzina e farol alto/baixo. Na direita o corta-corrente, a partida e o acionamento do farol.


Padrão Americano (Harley-Davidson)
A Harley se orgulha da suas setas que desligam sozinhas. Você tem um botão em cada punho pra dar seta pro lado correspondente e elas se desligam automaticamente após alguns segundos.



Padrão Alemão (BMW)
Aqui a porca torce o rabo. Há um botão de cada lado pra dar seta, e mais um pra desligá-la. Na esquerda ficam o acionamento do farol, do ABS seta pra esquerda e buzina. Já na Direita fica a seta pra direita, desliga seta, corta corrente. De um tempo pra cá, a marca bávara anunciou que estav trocando seus comandos pelos de padrão "universal" (japonês) para facilitar o acesso de suas motocicletas á uma variedade maior de publico, e desde então vários modelos já tem saído com os comandos nesse padrão.


O ponto fora da Curva - A Vespa!

Sabia que uma motoquinha, considerada a "mãe dos scooters modernos" tinha câmbio na mão? Pois é.. eu mesmo fui proprietário de uma Vespa PX 200, e nela o câmbio é acionado girando o punho esquerdo!




Mas tudo é questão de costume, com muitas funções vem muitos botões. E se a gente quer luxo e mimos tem que ter como acioná-los, né?


Com botões ou sem botões, vamos que vamos, "Di Motoca" sempre!

6 de jun. de 2014

Entrevista - Fernando Aranha, do MC "100 pressa" de Blumenau-SC

Fala Pessoal, beleza? Pra tirar as nossas dúvidas, hoje temos a entrevista com o Fernando Aranha, do motoclube "100 Pressa " de Blumenau-SC e administrador do grupo "Eu Amo Meu Colete" no Facebook, que já conta com mais de 3mil membros (link). Nessa entrevista, nós perguntamos sobre os Motoclubes, confira abaixo!



1-     Muita gente acha que Motoclubes são um monte de gente em roupa de couro andando junto e tomando cerveja. Fernando, explica pra gente que está de fora: O que é um Motoclube?

Moto Clube são grupos de pessoas constituídos e regidos por um estatuto, onde há regras que determinam as posições hierárquicas dos membros, a cobrança de mensalidade para manutenção e demais necessidades, o respeito, o direito e a relação de camaradagem com os componentes, assim como a socialização com as demais irmandades e etc. Um Moto Clube é composto por amigos que se tornam uma família. No Brasil, Moto Clube existe desde o final dos anos 1920. Porem da década de 1990 pra cá, é que se tornou mais comum esta expressão, onde com advento da fácil aquisição de motos “nasceram” muitos MCs, cada um com a sua história. Na verdade alguns usam vestimentas em couro, acompanhado de um colete que para muitos de nós assim como eu, chama-o de segunda pele. Após a sua admissão ao clube/grupo, passará por um período de adaptação e aprendizagem para só então, se aceito, se tornar um full patch, ou seja, colete fechado. É uma conquista, onde terá o direito de ostentar com respeito, as cores, e o brasão do seu MC.     

2-     Fora as atividades de passeio e lazer, o que mais faz um MC? Há atividades beneficentes?

Alguns MCs se reúnem semanalmente, outros uma vez por mês para se confraternizar na própria sede do clube ou um local pré-definido tanto comercial quanto em uma residência de um componente. Um moto Clube não se restringe a somente passeios de moto. Não obstante, a filantropia é comum em muitos, pois promovem arrecadação de donativos, como alimentos e agasalhos, Papai Noel motociclista, organizam eventos onde destinam uma quantia da arrecadação a uma entidade assistencial, dentre tantas outras atividades.       

3-     Como é normalmente o processo de aceitação de um novo membro num MC? Como foi que você foi Coletado?

Ai você tocou num ponto forte, pois hoje em dia a entrada de novas pessoas num MC depende muito de qual será o Moto Clube. Há aqueles que são convidados e os se convidam para fazer parte. Entretanto, o que se tem que atentar é quem está interessado, se já tem uma história no motociclismo, já rodou um dia sendo coletado, se é a primeira vez numa moto e se realmente quer ser e nunca ter, se é que me entende. O que não se pode aceitar é deixar o moto clubismo virar desordem, banalizar, onde qualquer um, sem o devido preparo, da noite para o dia se intitula motociclista. Existe Moto Clube só para homens, porem no mundo globalizado e com a mulher em busca da liberdade sobre duas rodas, muitas delas deixaram de serem garupas e passaram a criar seu próprio MC e, em alguns casos só mulher participa. Inclusive aqui em SC existe anualmente um moto passeio exclusivo para elas, onde homem não entra.
Eu tive o meu colete fechado, após passar por um bom período de adaptação, conheci bem os integrantes do MC, participei de muitos eventos, das reuniões semanais do grupo e o mais importante; aceitei e fui aceito pelos diretores e pelo presidente fundador, o qual é o meu padrinho de MC.   

4-     Há necessidade de ter um tipo de moto específica pra fazer parte de um MC?

Não se tem como via de regra isso, mas alguns adotam a partir de certa cilindrada pra quem quer fazer parte do MC. Pode-se rodar com uma moto de baixa cilindrada pelo mundo todo. O problema é quando se participa de um grupo de motociclistas onde a maioria delas é de média e/ou grande cilindrada, aí fica difícil acompanhar, tornando o comboio mais lento. Tudo é uma questão de prazer, hoje a facilidade para se adquirir uma moto de maior porte e potencia esta a disposição daqueles que sonham em ser como muitos de nós, motociclistas. Toda via o mais importante é sem dúvidas, ter o espírito motociclístico.         

5-     Você pode contar pra gente algum caso curioso ou engraçado que tenha à ver com um Motoclube?
Um caso atípico e engraçado ocorreu em 2009 quando fomos viajar, e numa das paradas em um posto de combustível, abastecemos as motos, tomamos um café, alguns foram para o banheiro e na hora de sair, todos novamente se equiparam, pegamos as motos e saímos. Rodamos uns 3 quilômetros quando um colega notou a ausência da “garupapatroa” de um de nós, ele buzinou, paramos no acostamento. Resumo, a esposa tinha ficado no posto, estava no WC quando saímos e nem ele nem nós notamos que ela não estava presente. Imagina o soco no rim que ele levou depois quando saímos novamente....rsrs.  

Obrigado Aranha! E nos vemos por aí "Di Motoca!"

5 de jun. de 2014

Dicas pra não passar frio Di Motoca!

Sabe "aquela friaca"? Pois é.. na moto não dá pra fazer como no carro: fechar os vidros, ligar o ar quente e ficar ali curtindo um calorzinho. É o preço a se pagar pela liberdade, economia, agilidade e toda a série de vantagens que a moto nos dá.

Mas há alguns truques que podem ajudar a driblar o gelo, e chegar ao nosso destino sem precisar se descongelar de cima da moto depois.


1- Segunda Pele
Há diversas opções baratas de segunda pele, e vá por mim: funciona. O tecido justo ao corpo evita que o calor gerado pelo seu corpo se disperse, o que ajuda (e muito!) a te manter aquecido sem ter que colocar 378 camadas de roupa.
Coladinho em você..
2- Mantenha as mãos aquecidas
Dificilmente você encontra luvas que sejam realmente eficazes contra o frio/água. A solução é muito barata e você encontra em qualquer farmácia: luvas de látex. Você as coloca por debaixo das suas luvas de pilotagem e elas ficam ótimas! Adeus água e vento!
Relaxa, só vou andar de moto..

3- Pés bem informados!
Parece mentira, mas colocar jornal dentro dos calçados, ajuda MUITO a mantê-los aquecidos! Esse truque foi criado pelos soldados brasileiros em Monte Castelo, na segunda guerra, que, não tendo equipamento adequado para o frio, para evitar o terrível "pé de trincheira", utilizavam jornal. Quando os americanos descobriram, passaram a usar também!
Melhor não usar a sessão de política, pra ão dar mau cheiro nos pés..


4- Quebra Vento
Uma das coisas que mais derrubam a sensação térmica é o vento. Então capas de chuva e roupas emborrachadas que quebrem o vento, são uma mão na roda.
Que coisa mais linda.. Só que não.


Isso aí pessoal, vamos em frente.. meio congelados, mas "Di motoca" sempre!

4 de jun. de 2014

Suzuki Lança Edição Especial da GSX-R 1000 - Yoshimura

E ficou linda..

A Suzuki lançou lá nos EUA uma edição Limitada da GSX-R 1000 (e bota limitada nisso! São somente 45 unidades!) em parceria com a tradicional fabricante de escapamentos esportivos YOSHIMURA.

O que ela tem de diferente? Começa com a pintura preta e dourada, com os grafismos especiais. Depois ela tem várias peças fabricadas especialmente pra ela, todas na cor dourada, contrastando com o corpo da moto essencialmente preto. E você ainda leva pra casa um "troféu" em fibra de carbono, com uma placa comemorativa customizada com seu nome. Ah, e o escapamento que vem nessa moto é exclusivo, a Yoshimura desenvolveu apenas pra essa edição.

Confira abaixo o video e as fotos da máquina:






Nessa daí ou na 125 ano 1988, o que importa é ir "Di Motoca" sempre!

3 de jun. de 2014

O que a cor da sua moto diz sobre você?

Fala pessoal, como vão? Eu tô legal..

Hoje o post é sobre cores de moto. Eu sei, cada um tem um gosto e tudo mais, mas as cores estão diretamente ligadas ao gosto pessoal e podem se relacionar a certos tipos e personalidade. Não somente isso: cores mais vibrantes são mais seguras, pois são mais facilmente identificadas pelos motoristas nos espelhos. Isso não quer dizer que se você passar no meio de uma avenida movimentada com uma esportiva verde limão você vai estar mais seguro do que andando na boa com uma 150cc de cor preta, né?

Mas vamos a elas: as cores!

1-Preto.
Preto na verdade não é uma cor, é uma ausência de cor, mas é uma das cores mais populares quando se trata de motos. Pode ser por causa do jeitão de "bad boy", (Darth Vader, Dracula etc..) ou pelo luxo e respeito que impõe (os carros oficiais sempre são pretos) mas vamos admitir: A moto preta é sexy de morrer! Não, sério! Um estudo da universidade de kentucky mostrou que nos EUA, 36% dos acidentes em que carros acertam motos porque não as viram, foram com motos pretas.

2-Branco
Branco é a soma de todas as cores, representa a pureza, a leveza e limpeza. É uma cor que valoriza as formas também e se a moto tiver um design bem elaborado, fica realmente muito legal. Então se você é um cara que prefere as motos brancas, talvez você seja um cara ligado em design, uma pessoa legal ou um maníaco por limpeza.

3- Vermelho
A Cor da paixão, das fortes emoções e representa o sangue correndo nas veias! Não é à toa que evoca esportividade e traz à cabeça as poderosas Ferrari ou as Ducati italianas, esportivas até a alma. Mas também é cor de esmalte de mulher perua..

4- Verde
O Verde é a cor da natureza, da tranquilidade e da sorte. Mas quando se trata de motos, só tem um significado: Kawasaki. A cor das ninjas foi desenvolvida em 1968, pra se destacar pois nenhuma outra montadora (seja de carros ou motos) usava esse verde. Se a idéia era aparecer, missão cumprida, nem precisa da melancia na cabeça! (que também é verde..)

5- Azul
Essa é uma cor bem comum. Toda marca usa o azul em suas motos. É considerada uma cor masculina (afinal, meninos usam azul e meninas usam rosa, né? ah tá..) O céu é azul, e essa cor é considerada uma cor calmante, que relaxa e tranquiliza.. zzzzzzzzzz..

6- Amarelo
O Amarelo é uma cor vibrante, relacionada ao ouro, à alegria, à atividade! coisa de gente que não para quieta e está sempre de bem com a vida! Mas também é associada ao medo, à falta de coragem:
"-Vai amarelar mermão?". Eu pessoalmente gosto muito do amarelo mostardão..

7- Laranja
Assim como o verde virou assinatura da Kawasaki, sempre que vejo uma moto laranja eu lembro da KTM. A marca austríaca adotou a cor quando se recuperou da falência em 1994, e desde então todas as motos tem a opção laranja em seu catálogo. É uma cor de muita energia, vibrante mas fica no meio termo entre o amarelo e o vermelho, ficando meio em cima do muro se assobia ou chupa cana.

Então é isso aí pessoal, não importa a cor, o importante é botar ela pra rodar. Vamos que vamos, "Di motoca" sempre!

2 de jun. de 2014

Posturas - Como você se Posiciona sobre a sua Motoca?

Já diz o ditado que gosto é como.. bem..  você sabe, todo mundo tem um diferente. Ao optar por determinado tipo de motocicleta, além do gosto pessoal, condição financeira, tipo de uso, há também mais um fator à se considerar:
_Você cabe nessa moto?

Eu sei, tem pilotos baixinhos que andam em enormes big trails e tem pilotos altos que se espremem em esportivas e são muito bons nisso, mas convenhamos, pra uso diário, ter que ficar "escalando" a moto, procurando "barranquinhos" na hora de parar ou então ficar batendo os joelhos no guidom é no mínimo desconfortável.
Alguns fabricantes inclusive quando projetam seus modelos levam em conta o biotipo predominante da população que é seu publico alvo, como por exemplo os fabricantes das custom, de olho no publico norte-americano, projeta suas motos baixinhas (pra pernas curtas) e assentos largos (pra bundas grandes). É, não é somente por causa do estilo que as "low and long" fazem sucesso.

Pensando nisso, podemos classificar em 3 tipos de posição de pilotagem:

1- "Em pé" ou "neutra".
É o tipo de posição encontrada nas motos com apelo fora de estrada. nessa postura, o piloto fica mais neutro sobre a moto, apoiando seu peso não somente nas nádegas, mas apoiando também nas pernas. Essa postura também permite que o piloto fique de pé, distribuindo o impacto das trepidações entre braços e pernas em pilotagem mais agressiva. O ponto contra é que essas motocicletas geralmente são mais altas, exigindo um certo tipo físico, e deixando o centro de gravidade da moto mais alto.


2- "Esportiva"
A idéia desse tipo de postura é deixar o piloto o mais "grudado" na moto possível, fazendo com que trabalhem como uma coisa só. Assim, se tem menor atrito com o vento, suas pernas estão "encaixadas" no tanque, dando boa parte do suporte para o piloto. O chato é que é muito desconfortável, pra se pilotar por longos períodos.



3- "Estradeira"
Aqui é tudo sobre conforto. Os braços e pernas ficam relaxados, e o assento largo e confortável absorve todo o impacto, essa também é a mais amigável aos pilotos de menor estatura, já que o assento fica próximo ao solo. O lado negativo é que como todo o peso do piloto está apoiado na base da coluna, essa posição cansa muito as nádegas, e em caso de imperfeições no asfalto é a que mais causa incômodos aos ocupantes.



Então, escolhida a moto, agora é a hora de saber como você ficaria sobre ela, não? Pra ter uma idéia, esse site pode te ajudar:


Aqui você pode saber como seu corpo ficaria sobre a moto que você escolheu. Inclusive dá pra mudar a posição de guidão e assento, para saber como ficaria personalizada.

Ou seja, não importa como é a moto, a gente sempre dá um jeito.

E vamos que vamos, "Di motoca", Sempre!

1 de jun. de 2014

Viajando Di Motoca - Alimentação

Vai viajar? Já preparou a moto, separou as ferramentas, equipamentos, câmera e tudo mais? Checou a previsão do tempo? Ótimo, mas e a sua alimentação, pensou nisso?

Quando vamos para a estrada, há diversas opções pelo caminho, e certamente esse é um dos atrativos que fazem parte da experiência de viajar, mas uma refeição mal pensada pode estragar toda a diversão. O risco de uma intoxicação alimentar pode ser desastroso, por isso procurar por locais com certa higiene é pré-requisito básico.

(link do chato do Dr. Dráuzio, explicando o quanto você pode se lascar)

Agora, vamos assumir que você escolheu um local adequado pra comer, (ou que está levando a própria comida) ainda há algumas coisas à serem consideradas:

  • Prefira refeições leves, pois refeições com mais "sustância" podem dar sono, e diminuir drasticamente seus reflexos.
  • Mantenha-se Hidratado: Durante as viagens, podemos ficar horas curtindo a moto e a paisagem e esquecemos de nos hidratar. Falta de hidratação pode causar cãibras. Isso não é nada divertido.
  • Seja Frugal: Melhor fazer várias pequenas refeições durante o dia, assim você faz pausas curtas pra descansar e digere melhor a comida, sem pesar no estômago. Outra coisa: seu corpo digerindo melhor os alimentos em pequenas doses, diminui a chance de dar "aquela vontade" de correr até a casinha. (quanto menos entra, menos sai..)
  • Evite alimentos que gerem gases: Ovos por exemplo. Por mais que você tenha um relacionamento sólido com sua garupa, ninguém merece isso. lembre-se: ela está logo atrás de você!



Outra opção é preparar sua própria comida. Isso pode ser uma ótima opção, mas vai requerer mais planejamento. Pode-se usar pequenos fogareiros de camping, que são pequenos, e muito úteis, mas essa solução vai aumentar a quantidade de equipamentos na sua mala, já que também será necessário carregar panela, talheres e demais apetrechos, mas não deixa de ser uma opção muito interessante quando o roteiro passa por locais mais remotos.
Kit de cozinha da Touratech

Outra opção pra sua aventura são os preparados de comida desidratada, no qual se adiciona água quente e está pronto! Mas essa opção aumenta o custo da viagem (e diminui a diversão, já que provar a culinária local é boa parte do programa!)

Espero que essas dicas sirvam pra sua próxima viagem! E você, como se alimenta na estrada? Qual a coisa mais diferente que já comeu viajando?

Vamos que vamos, "Di Motoca" Sempre!