1 de ago. de 2014

Em Grupo é Mais Gostoso!

Em Grupo é Mais Gostoso!

Fim de semana. tempo bom e a "patota" toda reunida (aff.. entreguei a idade agora..) pra dar aquele rolê bacana "Di Motoca" (ei, tenho que fazer meu Jabá também!). Mas você não quer ser aquele cara/moça que cai, se rala todo, arruma umas fraturas chatas, amassa a moto e ainda estraga o rolê dos outros, né?

Então, jovem padawan, se liga nos ensinamentos Jedi de como não ir pro lado asfaltado da força com a fuça!

"Pobremas"
1- Comunicação:
O mundo ideal seria todos terem intercomunicadores, mas como a gente sabe que esse brinquedo é caro, e nem todo mundo gosta de usar, então não custa nada combinar alguns sinais de mão pras funções básicas: Minha motoca tá com problemas/ Vamos Parar pra abastecer/ Tem obstáculos (buraco, areia, oleo, cascalho..) na pista e mudanças de direção (mas pra isso inventaram a seta..)
Sinal pra "Olha, uma moeda!" e "Flatulência à direita"
Regra de ouro: Combine antes! Se minha moto quebrar? O combinado é que o outro vai parar no acotamento à frente. Se eu precisar ir ao banheiro? o combinado é que o resto do grupo vai fazer paredinha, etc..

2- Mantendo o pessoal junto:
No meio das ultrapassagens ou mesmo na pista livre, a diferença de cilindrada e/ou habilidade dos pilotos(as) podem causar a dispersão do pessoal. O Ideal é que a moto mais lenta viaje à frente, ditando o ritmo do grupo. (quem mandou ter amigos lerdos? agora espera e não fica enchendo o saco!)

Nem preciso falar que o Líder do grupo ao chegar num semáforo ou alguma outra parada, não deve acelerar pra passar antes, e sim esperar o resto do grupo, certo? O Mesmo vale nas ultrapassagens. Só vá se der pra ir todo mundo.

Macetes!
1- Formação intercalada: Essa formação ajuda o pessoal à se manter junto, já que diminui o tamanho da formação. Cada moto deve manter a distancia de aproximadamente 2 segundos da moto da frente, assim se alguém fizer uma cagada vacilar à frente, quem vem atrás tem tempo de reação. (2 segundos é bastante tempo, tá? chora não..)
2- Fila simples: Nem precisa desenhar essa, né? Uma moto atrás da outra. Essa formação é indicada em momentos de ultrapassagem, rampas de acesso, pontes e outros obstáculos.

3- Lider dos Thundercats: quem lidera precisa ter uma visão além do alcance. ficar esperto nos retrovisores, pra saber se não tem nada de errado acontecendo com o pessoal.

4- Na rabeta tem responsa também: O ultimo da fila é responsável de ver se alguém vai parar e dar o maior PITÍ o aviso ao resto do grupo que tem que dar uma parada pra esperar o azarado. Buzina e Sinal de farol servem bem.

5- Passando de ladinho:  Na hora de ultrapassar os veículos mais lentos, é sempre bom usar a formação de fila simples e fazer essa ultrapassagem de maneira que todos do grupo o façam sem problemas. Cada um deve ultrapassar de forma que fique o menor tempo possível na terra de ninguém (do lado errado da faixa amarela). E isso serve pro lider e pra todos os outros membros do grupo: USE A SETA. (ela não morde, é um botãozinho no punho esquerdo..)

6- "Tamo junto" galera!: Andar em grupo é trabalhar todos juntos com um objetivo: chegarem todos bem no destino final. Não é uma competição de quem chega primeiro! Quer correr? Vai pra pista, Mané!



É isso aí, sozinho ou em grupo, Vamos que vamos, Di Motoca sempre!
Claudio "Coscobeu" Oliveira

Veja mais dicas da série:
Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre Curvas!
Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre as Faixas!
Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre Ponto Cego!

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