7 de jun. de 2014

Comandos em Ação! Pilotando a motoca.

Outro dia (tá, faz um tempo já...) fui pilotar uma BMW, pois havia ganhado um concurso no facebook. A moto é fantástica, mas o que eu estranhei foram os comandos. Pra quem a vida toda andou de moto japonesa, (tive Honda, Yamaha, Suzuki) os comandos eram muito diferentes, várias vezes fui usar a seta e acabava buzinando.

Então, pra ilustrar que moto não é tudo igual, temos alguns padrões diferentes quando se tratam de comandos de motocicletas:

Padrão Japonês:
É o nosso velho conhecido. No punho esquerdo temos setas pra direita e esquerda no mesmo botão, buzina e farol alto/baixo. Na direita o corta-corrente, a partida e o acionamento do farol.


Padrão Americano (Harley-Davidson)
A Harley se orgulha da suas setas que desligam sozinhas. Você tem um botão em cada punho pra dar seta pro lado correspondente e elas se desligam automaticamente após alguns segundos.



Padrão Alemão (BMW)
Aqui a porca torce o rabo. Há um botão de cada lado pra dar seta, e mais um pra desligá-la. Na esquerda ficam o acionamento do farol, do ABS seta pra esquerda e buzina. Já na Direita fica a seta pra direita, desliga seta, corta corrente. De um tempo pra cá, a marca bávara anunciou que estav trocando seus comandos pelos de padrão "universal" (japonês) para facilitar o acesso de suas motocicletas á uma variedade maior de publico, e desde então vários modelos já tem saído com os comandos nesse padrão.


O ponto fora da Curva - A Vespa!

Sabia que uma motoquinha, considerada a "mãe dos scooters modernos" tinha câmbio na mão? Pois é.. eu mesmo fui proprietário de uma Vespa PX 200, e nela o câmbio é acionado girando o punho esquerdo!




Mas tudo é questão de costume, com muitas funções vem muitos botões. E se a gente quer luxo e mimos tem que ter como acioná-los, né?


Com botões ou sem botões, vamos que vamos, "Di Motoca" sempre!

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