28 de mai. de 2014

Cuidado onde pisa. A Armadilha do Asfalto Raspado.

Hoje de manhã, saí como de costume pra encarar o caótico transito de SP. Ao chegar na marginal tietê, perto da ponte do Tatuapé, me deparei com um acidente, envolvendo um parceiro motociclista. O que me chamou a Atenção, foi que o acidente aconteceu num trecho onde a prefeitura fez a raspagem do asfalto antigo, pra fazer o recapeamento da via.

Imagem Ilustrativa 

 Povo, cuidado com o Asfalto Raspado. Isso é um veneno! Pra quem anda "di motoca" como a gente, todo cuidado é pouco nesse tipo de superfície, pois além da via ficar bem irregular, fica muita areia e pedriscos soltos, que acabam com qualquer vestígio de aderência entre o seu pneu e o solo. É quase como rodar sobre pequenas bolinhas de gude. Então as dicas pra sair inteiro de mais essa armadilha:
 1- Reduza a velocidade : como diria Jorge Benjor: "Prudência e dinheiro no bolso: Canja de Galinha não faz mal à ninguém". Pega Leve, vai devagar.
 2- Suave na nave: Seja suave.. tanto nas mudanças de direção quanto no uso dos freios. Uma freada mais forte e é certeza de deixar um pouco de pele no que sobrou do asfalto. Antecipe-se, e mantenha boa distancia dos veículos em volta, pra não precisar alicatar os freios.
 3- Fique na Vertical: Nada de inclinar a moto. mantenha ela sempre na vertical, faça suas curvas "quadradas" assim você depende menos da aderência entre seu pneu e o solo, pois nesse tipo de piso, você não tem nenhuma. Essa dica vale também pra quando você passa sobre faixas de pedestres em dias de chuva, outro "sabão".

 É isso aí pessoal, vamos com calma que a gente chega inteiro.

 Abraço! e vamos que vamos, "di motoca" sempre!

 Claudio "Coscobeu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário